Tretas de Hong Kong – Mother 3 e a arte de tornar a zuera emocionante

Bom dia, boa tarde e boa noite galerinha gamer pessoal! A edição de hoje do Tretas é muito especial, pelo menos para mim. Seguindo as análises de Mother e Mother 2 feitas pelo meu grande amigo Rod, resolvi que estava na hora de escrever sobre o meu jogo favorito de todos os tempos: Mother 3 (Gameboy Advance, 2006).

Essas capas minimalistas ae

Meu amigo, esse jogo tem uma história longa por trás dele, devemos ir por partes. Irei me abster de comentar sobre Shigesato Itoi (criador do jogo) e o quão foda ele é, pois isso já foi feito no primeiro NARG (se você não leu, corre!). Com isso fora do caminho, posso focar totalmente em Mother 3, começando pelo fato mais interessante de todos, ele originalmente era um jogo para 64DD (na verdade, ele começou sendo pra SNES, mas já tava muito em cima). Sim, 64DD, aquele periférico da Nintendo que só não falhou mais forte que o Virtual Boy porque isso era impossível.

O jogo era todo em 3D, que tava até legal pra época,  mas tinha bem menos aquela cara de “Earthbound”; porém a bizarrice típica da série estava lá, bem reconhecível. Chegou até a sair um trailer que, por sinal, a galera da época amou, com uma música bem icônica:

O jogo era ambicioso, bem mais cinemático e dinâmico que uma penca de jogos de 64 da época, além de ser um dos poucos RPGs a serem lançados para o console. A história também estava bem sólida. O que realmente avacalhou com o jogo foi o fato de que o time não tinha experiência nenhuma com jogos 3D, fora o fato de que o 64DD era um aparelho complicado pra caralho na época, tinha relógio interno e tudo mais, que iria funcionar junto com os jogos. Além disso o Itoi pirou um pouco na batatinha e queria adicionar umas mil funções extras.

Depois de um tempo (e do óbvio fracasso que foi o 64DD), o jogo passou para o 64 normal, onde a primeira demo do jogo foi lançada, na Spaceworld de 99 (que é de onde saiu o trailer acima). Mesmo a galera toda amando o jogo e tudo mais, o time ainda passava por mais problemas ainda com a engine do 64 e infelizmente o jogo foi cancelado.

A raiva dos fãs

Isso foi em agosto de 2000. Época triste para a galera, Gamecube tava quase aí e o jogo com certeza não saía mais, só restava desistir desse sonho. E foi isso mesmo por mais uns 2 – 3 anos, quando foi anunciado Mother 1 + 2 para GBA, uma coletânea dos dois primeiros jogos. E foi anunciado do nada com esse simples comercial:

Simples assim. Nada grandioso, nada de gameplay, só algumas palavras e pronto. Stalkers de plantão começaram a vigiar o blog pessoal do Itoi com muito fervor, pra ver se conseguiam qualquer informação que fosse sobre o jogo. E nesses outros 3 anos que seguiram, a única coisa que ficaram sabendo que é a Brownie Brown estava fazendo o jogo. Chegando perto do lançamento, ele ficou mais de 1 mês no topo da lista da Famitsu de jogos mais esperados pelos fãs, e no dia 20 de Abril de 2006, ele finalmente foi lançado.

GBA em um dos seus melhores momentos

“Estranho, engraçado e de partir o coração” é a frase usada para descrever o jogo em um de seus vários comerciais. Sim, de partir o coração, não é nenhum exagero. Você deve estar se perguntando como isso acontece nesse amontoado de pixels, sem o seu CG bonito de meia hora de duração. Sei lá. Só acontece. Se fode aí e vai jogar a porra do jogo.

Cara, vocês não tem ideia do quanto eu tô segurando meu lado fanboy pra falar de toda a atenção a detalhes que deram nesse jogo. Tudo parece vivo e real, NPCs que aparecem apenas uma vez ou não tem muita relevância tem suas próprias animações, que os caracterizam muito bem. Os diálogos são ótimos e inteligentes e a progressão do jogo é muito natural. Esse é um daqueles RPGs sem “overworld”, então se quiser ir para outros lugares, tem que explorar e andar tudo a pé.

Seu monstro

Acho que a história é, de longe, o principal ponto do jogo, talvez mais que seus antecessores. Antes de tudo mais, Itoi é um escritor e é trabalho dele fazer algo de valor. Desde a época do projeto de 64, ele queria fazer uma história onde houvesse vários protagonistas e ela se passasse num período de 10 anos. Infelizmente, a última parte não foi possível,  mas a primeira é onde entra o sistema de capítulos do jogo. Embora o protagonista seja, de fato, o nosso queridinho Lucas, logo depois do prólogo você começa jogando com o pai do garoto, Flint, um cowboy durão que não tem medo de nada. Logo depois do capítulo 4, a história fica mais centrada na galerinha da pesada que continua a mesma até o final do jogo: Lucas, o gêmeo covarde, Kumatora, a princesa que age feito menino, Duster, o ladrão manco e Boney, o cachorro de Lucas que sai por aí atacando geral. Aliás, Lucas é um puta nome comum pra um protagonista.

O foda de comentar sobre a história do jogo é que qualquer detalhe que eu der aqui, mesmo que seja do início, pode dar um spoiler e estragar o impacto de muita coisa, então o que posso dizer é que embora ele seja engraçado, ele também é bem trágico e que existe uma hora em que o jogo pula alguns anos, mas não tantos quanto o Itoi queria no início. Pensando de forma simples, o tema da história seria “Natureza contra Tecnologia”, como é retratado no logo. Ou talvez não seja tecnologia e sim “avanço”. É difícil classificar, pois é muito mais que isso. Interessante notar que o protagonista do momento é sempre silencioso, indiferente de ele ter falado algo em capítulos anteriores ou não.

Fodeu

O gameplay não é lá a coisa mais inovadora do mundo, mas ele pegou um elemento bem conhecido da série e transformou em algo prático. Se você jogou qualquer Mother, sabe que, na maioria das vezes, vai ser difícil você encontrar 2 inimigos com o mesmo tema de batalha tão seguidos um do outro e isso continua sendo verdade em Mother 3, só que em escala muito maior. Chuto que há no mínimo entre 20 ou 50 músicas diferentes dedicadas SÓ para batalhas, porque são muitas mesmo, e dos mais variados estilos, pode ser uma musica meio rock, algum remix de várias musicas clássicas ou o tema do Batman.

E do que tudo isso importa pra um RPG? Bom, tipicamente, fora ser algo muito legal, não importaria nada, mas no caso desse jogo as músicas são utilizadas nas batalhas num sistema de ritmo que é baseado nas batidas e no BPM da musica. Se o personagem utilizar um ataque normal, além de ele dar o dano inicial (que sempre será o mais alto), ele pode continuar batendo no inimigo, seguindo o ritmo de sua música, podendo acumular até um total de 16 golpes. Quando usado de forma correta, pode duplicar o dano causado e salvar muitas batalhas perdidas, mas só funciona com ataques normais, se uma magia ou item for usado, não rola. O legal é que cada personagem tem um “instrumento” próprio que toca a cada batida, o que deixa a coisa toda bem interessante. O vídeo abaixo tem exemplos disso.

Fãs de RPGs mais tradicionais e que não manjam dos ritmos podem ficar meio putos, mas isso é algo no jogo que é bem pouco explicado e nenhuma batalha é dependente disso, é apenas uma adição que deixa as coisas mais interessantes. Como o seu antecessor, as batalhas não são aleatórias e sim iniciadas por inimigos no mapa. Se você pegar o inimigo por trás (ui), você terá uma vantagem no inicio, da mesma forma que se ele te pegar por trás (heh) você se fode (!). A diferença é que cada inimigo tem um sprite dele “de costas”, que dá pra ser checado depois no catálogo de inimigos do jogo.

Dica do dia

Embora Mother 3 não tenha um mundo tão diverso cheio de cidades igual aos outros dois jogos, muitos outros fatores compensam isso e, no final das contas, o  jogador acaba concordando que essa foi a melhor escolha para esse jogo. São pequenos detalhes de um mundo completamente diferente, porém reconhecível, que criam uma magia tão grande. Sejam os personagens filosóficos, o humor bizarro e diferente, as 250 musicas que fazem parte da trilha sonora ou até o fato de um jogo de GBA ter saído em pleno 2006, no auge do DS (que foi lançado em 2004!!!) e ainda ser uma obra de arte, sempre tem algo que vai conseguir te prender.

Entregar bosta para um rola-bosta. 10/10

Dando um pouco de espaço para o meu lado fanboy, eu ainda fico surpreso pela quantidade de conteúdo da versão de 64 que passou para a versão de GBA. Seja a música do primeiro trailer ou vários outros elementos (tem alguns spoilers, para quem se importa). É incrível como quase 10 anos depois as idéias ainda continuaram firmes e fortes na cabeça do Itoi.

Infelizmente, Mother 3 foi um daqueles jogos que ficaram pra sempre na distante terra chamada Japão, talvez porque o próprio Earthbound não tenha feito muito sucesso no Ocidente, ou o primeiro Mother nunca ter sido lançado, embora estivesse traduzido. Porém, felizmente, existe uma tradução de nível profissional que saiu lá por 2008, feito pelo pessoal do Starmen.net, e pode ser encontrada aqui. Não vou dar a ROM pra vocês, se virem.

Para haver fãs tão entusiasmados pela série ao redor do mundo, é porque ela realmente tem algo de especial. Pode ser que nem todo mundo capte o jogo da mesma forma que eu, mas eu sinceramente espero que consigam, porque na minha opinião, é uma experiência que poucos jogos passam e que dura por muito tempo. Nada mais próprio do que terminar essa coluna com o tema principal do jogo e sugiro a todos que o jogarem e terminarem escutem essa música mais uma vez e visualizem a diferença.

Sobre

Luiggi "Afro" Ligocky é um pseudo-artista que estuda a área de jogos digitais. É um adorador de jogos japoneses e bizarros desde a época em que ganhou seu Super Nintendo. Grande fã da Nintendo, Konami e Sega.
  • Esse jogo é surpreendente, um dos melhores do GBA.

    • leandroleonbelmont

      assino embaixo

  • neovillen

    Como Tim Rogers disse uma vez (apesar dele ser um babaca em qualquer texto que não envolva Mother), Mother 3 é o mais próximo, pro melhor ou pro pior, que um jogo já chegou de literatura. Shigesato Itoi é um gênios sem precedentes. Seu texto, seu ritmo, seu humor bizarro e seu experimentalismo com uma mídia que não é a qual tem mais afinidade o tornam uma das poucas pessoas que realmente dá vontade de sentar, beber alguma coisa e conversar coisas que ele, com certeza, tornaria interessantes.

    • Mutsukki

      Nossa, com certeza, pago um pau pro Itoi. Adoraria ver um novo Mother, mesmo que não seja feito por ele, mas duvido que tenha metade do charme, o cara é um gênio. Acho muito engraçado que a outra contribuição dele para a industria é um jogo de pesca, lol. Se ele se aventurasse de novo a fazer um jogo, não duvido que saísse outra obra de arte.

      • neovillen

        Tu tá ciente do projeto de fãs de Mother 4? O esforço que a galera tá fazendo é surreal, capaz que saia algo bom. http://mother4.andonuts.net/

  • Lembro que por tua causa eu comecei a jogar a série, mas como sempre, como acontece com qualquer RPG que eu jogo, não segui em frente e não terminei.
    Mas tu sabe que compartilho do teu sentimento, do pouco que eu joguei, achei sensacional, e assim como tu, acho incrível quando os caras se puxam nas músicas!

    VELHO EU NUNCA ME ESQUEÇO DAQUEL NATURAL KILLER CYBORG, PORRA!!!!

    Aliás… CARALHO, eu ainda tenho minha pasta de Mother aqui com todas as músicas e umas frescuras a mais!!

    LUV U MAN

    • Mutsukki

      É NÓS

  • Esse jogo é fantástico. Nunca um jogo me fez rir num momento e, horas ou minutos depois, me fez chorar. É realmente uma pena que o jogo não saiu do Japão.

    São muitas as cenas desse jogo que nunca vou esquecer. Do inicio do jogo com a história da mãe, até o emociante "tente-não-chorar" final.

  • Pingback: Esta semana em GAMESFODA – Festa da Democracia Edition | GAMESFODA()

  • Fiquei muito feliz com esse post. Mother 3 é o meu jogo favorito, entre tantos outros, e é muito bom ver que outras pessoas pensam o mesmo que eu! A maioria das pessoas que eu conheço que também gostam da serie Mother, preferem o Mother 2 ao 3, o que me deixa um pouco triste.

    Não que eu não goste do 2, é muito bom, mas o 3 é uma obra de arte. Eu sou meio (bem) suspeita para falar, porque acho que sou a maior ‘fangirl’ desse jogo aqui no Brasil (onde ele é dolorosamente desconhecido), mas enfim…

    A história desse jogo conseguiu me envolver como nenhuma outra. Ao mesmo tempo que mantém a bizarrice e a comédia que é típica da serie, também tem um enredo mais bonito e trabalhado que os outros. Itoi levou muitos anos para pensar exatamente no enredo e nos personagens.
    Ele escreveu esse jogo como se estivesse escrevendo um livro. E eu admito, esse foi o único jogo que me fez chorar. No final, eu tava chorando MUITO, e quem jogou entende o porque!

    Os personagens são muito bons, também, desde os protagonistas aos NPC's.
    Tenho um carinho especial pelo Lucas. Ele é um menino bem comum e fácil de se identificar: no começo, quando não era um personagem jogável, ele era tímido, gentil e chorão, mas após todos os (traumáticos) eventos em sua vida, ele cresceu, e se tornou um menino mais auto-confiante, forte, mas sem perder seu jeito gentil inicial. Falando assim, parece meio clichê, mas é bem legal. E o ponto mais alto na construção do Lucas é que ele não é nem um pouco emo! Ainda bem! E ele tinha motivos de sobra pra ser um eminho revoltado com a vida, mas ou invés de ficar dando chilique ou se tornar um anti-social, ele amadurece, aprende com isso, e vai atrás de uma solução para os problemas ao seu redor.

    A trilha sonora também é ótima, tenho ela inteira salva aqui. Trilhas bem compostas, agradáveis de se ouvir e que combinam com o momento. Sunflowers and Illusions vai sempre me emocionar, e o Love Theme… ahh, o Love theme….

    Enfim, me empolguei demais, já digitei o triplo do que eu esperava, então vou parando por aqui. Só digo que Mother 3 é um espetáculo, e recomendo a qualquer um!

  • Pingback: A Acessibilidade de Mother 3 | GAMESFODA()

  • Luiz Antonio Noronha

    tbm é meu jogo favorito
    triste a Nintendo não dar muito valor para esse game

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.