SimCity: O futuro pode ser na nuvem, mas o presente não é

“Puta que pariu! De novo!?”

–Alguém que tentou jogar Diablo 3 e SimCity no lançamento

Deja Vu? A essa altura muita gente já até esqueceu do lançamento cagado que Diablo 3 teve no ano passado graças à ideia da Blizzard de obrigar o jogador a se manter conectado 100% do tempo. No dia 5 de Março de 2013, SimCity chegou com o mesmo requisito pra matar a saudade do pessoal de um lançamento problemático. E com pompa! O lançamento de Diablo 3 foi uma chuvinha leve perto do furacão seguido de um terremoto, tsunami e invasão alienígena que a EA está tendo que enfrentar com o jogo.

Uma semana depois do lançamento os servidores ainda não estão 100% funcionais, e durante os três primeiros dias era praticamente impossível jogar. A situação só ficou melhor depois que foram cortadas features do jogo e mais servidores entraram no ar. No entanto, nada trará de volta as cidades que se perderam nas quedas de servidor e, principalmente, o tempo de quem ficou tentando jogar sem sucesso.

Mas por que o online obrigatório?

Nesta nova versão do simulador de cidades mais popular do mundo, a sua cidade se conecta a outras da região, criadas por seus amigos ou por estranhos.

Assim como na vida real, uma metrópole influencia a outra: se falta emprego na sua cidade, os habitantes vão roubar empregos na cidade vizinha; se falta energia, você pode puxar uns cabos da cidade vizinha e ajudá-la com uma graninha; se você é um escroto e começa a poluir os rios e o ar da região, as cidades vizinhas sentem e mandam o Capitão Planeta pra te dar uns sopapos… ou só ficam muito putos com você mesmo. Enfim, a ideia do multiplayer não é ruim. Convenhamos, torna o jogo mais interessante e realmente não dá pra você fazer esse tipo de coisa sem uma conexão constante. É muito mais justificável do que a conexão constante exigida por Diablo 3.

O FUTURO by Penny Arcade

Só que SimCity nunca teve nada online. Os fãs da série, que estavam loucos por uma continuação há dez anos, sempre jogaram sozinhos para relaxar naquele mundinho onde ele era um misto de prefeito e Deus (alguns prefeitos de verdade também pensam assim, mas aí é uma outra conversa), sem se preocupar com contas pra pagar, tretas no trabalho ou problemas em servidores de jogos online que estão a quilômetros de distância. Esses nunca se importaram com as cidades que existiam além das suas e provavelmente prefeririam jogar o novo SimCity assim também. O público de SimCity não é como o de MMO que se importa em jogar interagindo com outras pessoas. O jogo não poderia ter um modo “solo” pra esses jogadores mais antissociais?

Tudo bem, seria uma experiência mais sem graça, assim como Dark Souls também é quando jogado completamente isolado. Mas se alguém quer ter uma experiência mais sem graça, por que proibir? Problema é dele! O pessoal que fez uma petição pra tentar proibir a EA de nunca mais fazer nada 100% online e essa galera que começou um Kickstarter pra fazer um SimCity com modo offline iam gostar.

Aí vc tá todo feliz com sua cidade rica e próspera com record de IDH no mundo e aparece isso no canto da tela e tchau cidade!

A simulação é tão complexa assim que não poderia rodar em um PC comum!? Considerando que o tamanho das cidades foi bem reduzido, eu duvido muito. Aliás, porque eu não consigo salvar sem estar online e porque até o tutorial precisa ser jogado online se no tutorial eu não jogo com ninguém!???

Mas de quem foi a cagada?

Bom, acho que não teríamos um chororô tão grande se, apesar de precisar ser online, as pessoas conseguissem ao menos jogar o jogo. Já tendo publicado vários MMOs e jogos online em geral, a EA deveria ter uma noção melhor de quantos servidores seriam necessários pro troço funcionar. Pela pré-venda dava pra ter uma noção de quantas pessoas entrariam no dia do lançamento e pelos beta testes dava pra saber se os servidores aguentariam. Sério, não tinha como a EA não prever isso! Novamente, o que aconteceu aqui foi incompetência. Tanto da Maxis quanto da EA.

parameter:string

A Maxisestufou o peito e assumiu a culpa de tudo, afirmando que a EA não se meteu no design do jogo. Mesmo assim, foi a EA que aprovou tudo e financiou o jogo. Muita gente tem colocado a culpa na neura da EA com pirataria e, embora isso deva ter ajudado na aprovação do projeto, é mais uma consequência do design do jogo do que a causa primária do jogo ser 100% online.

Infelizmente, A NUVEM é uma das palavras legais do momento. Quando um desenvolvedor diz que vai fazer um jogo NA NUVEM, os olhinhos dos executivos mais próximos brilham. Eles nem sabem direito o que isso significa, mas sabem que faz o jogo parecer mais moderninho e funciona que é uma beleza contra a pirataria.

Quando a Maxis propôs a ideia pros executivos da EA, duvido que algum tenha feito perguntas como “Mas e quem quiser jogar offline?”, “Mas os servidores vão aguentar?”,  “Mas a gente não vai precisar de uns bons meses de teste pra ver se é viável mesmo?”. A galera foi só na empolgação e esqueceu que se eles querem exigir que a gente esteja sempre online pro jogo deles, o jogo deles também tem que estar sempre online pra gente!

 

Mas e agora que a merda ta feita?

Enquanto Maxis está correndo pra arrumar os servidores, a EA congelou a publicidade do jogo e vários sites pararam de vendê-lo – acho que é a primeira vez que algo do tipo acontece. Nada mais justo, afinal é a mesma coisa que vender um produto quebrado!

A EA ainda prometeu um jogo grátis pra todo mundo que comprou SimCity, mas ainda não explicou como isso vai funcionar.

Eventualmente os servidores devem se estabilizar e todo mundo vai poder fazer as suas cidadezinhas, mas e depois?

Esperamos que toda essa chuva de bosta em cima do jogo, as inúmeras reclamações e as reviews negativas façam as publishers pensarem duas vezes na próxima vez que trabalharem com outro jogo do tipo. E não só a EA, mas todo mundo que acha que o mundo já está preparado para o fim dos jogos single player offline, como disse recentemente o CEO da Crytek.

Acho que ninguém precisa se preocupar com o fim dos jogos offline, mas essas experiências que exigem uma conexão estável devem se tornar cada vez mais comuns. O futuro está na nuvem mesmo e não tem como escapar. Não é a toa que a Sony passou 2 horas falando sobre as features online do PS4. Só que o pessoal tem que investir nisso sem afobação e ter certeza de que a tecnologia funciona antes de sair vendendo para o público.

Image

Não é como se vc não tivesse outras opções

A lição que fica pro consumidor do próximo jogo do tipo é: não compre o jogo no lançamento! Espere e veja se a coisa funciona mesmo, afinal é bem provável que você não vá conseguir jogar mesmo. Use seu dinheiro pra recompensar aqueles que te respeitam e punir os que colocam a ganância acima do respeito. Aliás, vocês ficaram sabendo que no PS3, Diablo 3 vai ser offline? Que coisa não?

GAMESFODA

Sobre

Dono dessa merda e entidade transcendental de GAMESFODICE. Eventualmente assume forma humana como um programador barbudo ou um negão de dreads.
  • Eu não acredito que o jogo não foi feito em torno de DRM não. Acho que aproveitaram pra justificar com aspecto de multiplayer, mas q foi feito pra evitar pirataria sim.

    To dizendo que é pro povo aprender a não dar dinheiro pra EA. Instant karma! HUaheuha

    Foda vai ser daqui uns 2 anos, a EA desliga os servidores pra forçar o povo a comprar SimShitty 6. E o povo compra, duvida? Eita.

    • Ah, e eu acho multiplayer um saco. Só gosto quando é local.

  • Eu nunca compro jogos no lançamento. O que comprei mais próximo foi Half-Life², quase um mês depois, porque a pilha era homérica.
    Quem compra antes paga mais e está sujeito a todo tipo de bomba, como essa. Eu espero e só compro jogos que já foram suficientemente elogiados por público e crítica.

  • Anarcker

    Caralho, que bosta! Povo não aprende mesmo.

    E Diablo 3 vai ter off-line no PS3? Bem, o MÍNIMO que esses putos podem fazer é lançar mais conteúdo free pro jogo caro deles (nada de mais level pra upar) e colocar modo off nos PCs também.

  • charles_albert

    Ficamos órfãos de mais uma franquia /

  • felipe_gear

    A coisa mais maluca disso tudo é que Sim City 5 e todos esses jogos single-player que exigem sempre online, têm um tempo de vida. Quando os servidores fecharem, já era. Eles não vão mais existir. Isso é algo bizarro. Porque quem "compra", compra uma licença para usar por determinado tempo, ele não é realmente seu.

  • Pingback: Qualé a desse tal de… SimCity | GAMESFODA()

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.