Microsoft e Xbox One: Como não anunciar um console

  22/05/2013 - 17:42   xbox one,  
 

O Xbox ONE mal foi revelado e já entrou pra História como um dos piores anúncios de console de todos os tempos, se não o pior. Ali, pau a pau com o anúncio do Wii U, no qual ninguém sabia se aquilo era um controle ou um console novo, e com a vez em que a Sony achou legal falar que o console deles não era caro, você é que precisava de dois empregos.

Mas se desconsiderarmos o fato do console parecer um 3DO moderno e ter um nome que parece um retrocesso ao invés de uma evolução, fica a pergunta: como pode um anúncio de console causar tanta indignação?

A Microsoft começou bem a conferência chegando na voadora e já mostrando o console com o controle, o novo Kinect e a nova dashboard. Tudo de uma vez só, sem nada pra esconder com relação ao hardware, mesmo ele sendo feio pra burro. Nem a Sony nem a Nintendo souberam fazer direito nos seus turnos.

Só que daí pra frente foi só ladeira abaixo…

Pelo menos o controle parece bom

O que a Sony e a Nintendo souberam fazer foi mostrar a evolução do console novo em relação ao antigo, deixando claro o que ele consegue fazer e que tipo de jogos ele consegue rodar. Colocar um jogo funcionando em tempo real, com alguém controlando, no lugar de uma porrada de clipes pré-renderizados já teria ajudado bastante. É legal saber que eu posso ver TV enquanto eu falo no Skype com a minha vó, acompanho as ações da Sony subindo em tempo real e jogo Halo, tudo só com gestos e comandos de voz, mas imagino que esse não seja o principal interesse de quem para pra assistir a apresentação de um console novo.

Eu entendo que a Microsoft tenha feito este evento pra introduzir apenas o console e tenha deixado a parte de jogos pra E3 que tá logo aí, mas… um anúncio de console sem nenhuma demonstração real de jogo? Sério? Nem mesmo uma demonstração do que o novo Kinect pode fazer (que aliás é bastante impressionante, como vocês podem ver no vídeo da WIRED logo abaixo, e teria dado o que falar)? É como marcar um evento pra mostrar um álbum novo de uma banda e se focar na arte da capa em vez de falar das músicas.

Vivemos na Geração da Desconfiança, ainda com marcas daquele anúncio de Killzone 2 todo pré-renderizado com uma HUD jogada em cima, daquele anúncio do Wii que mostrava pessoas mexendo o Wiimote com precisão 1:1 e daquele video do Kinect com crianças virtuais super inteligentes e captura perfeita de movimentos e skates. Ninguém acredita em mais nada sem provas, e se alguma coisa não ficar 100% clara é porque tem alguma pegadinha na história.

Isso era o que a EA dizia que seria Madden no Xbox360

As crias dessa geração passaram os últimos seis meses debatendo boatos sobre o novo Xbox ter proteção contra jogos usados e precisar de uma conexão a Internet durante todo o tempo. O mínimo que se esperava era que a Microsoft estivesse totalmente preparada pra responder a essas perguntas, mas o que se viu foram respostas completamente diferentes partindo de pessoas distintas da empresa. Enquanto o vice-presidente da Microsoft dizia ao Kotaku que existia uma taxa pra se jogar jogos usados, o twitter da empresa afirmava com veemência que não tinha taxa nenhuma e o FAQ no site oficial dizia só que “teria um jeito de você jogar jogo usado”.

E você precisa estar online só a cada 24 horas? Como diabos funciona isso? O que acontece se eu não conectar? O console explode?

Não é fácil dar notícias ruins, mas depois de oito versões do Windows e de todos os boatos destrutivos eu esperava que a Microsoft já estivesse acostumada e preparada pra anunciar essas coisas de uma maneira clara e positiva.

Ah é, isso teria sido legal também.

E no final do dia, além de “é bom mostrar o console”, parece que a MS não aprendeu muita coisa com os anúncios do Wii U e do PS4.

Até o momento tá difícil botar alguma fé no XONE (ou Xbone, como alguns preferem). Nunca se viu uma reação negativa tão grande a um console novo (no máximo opiniões divididas em alguns casos). Mas a E3 tá logo à frente, em Junho, e é bom que a Microsoft se prepare para deixar tudo bem explicadinho e tenha um baralho inteiro escondido na manga pra mostrar, ou a aparência de videocassete pode acabar não sendo a única semelhança entre o Xbox One e o 3DO.

Tuba

Sobre

Arthur “Tuba” Zeferino é co-criador do site, programador e brother indie.
  • http://twitter.com/pegasuswings @pegasuswings

    "Ninguém acredita em mais nada sem provas, e se alguma coisa não ficar 100% clara é porque tem alguma pegadinha na história", pra mim resumiu muito da palestra também. Esse final do Kinect novo me deixou com pulgas atrás da orelha. O Kinect começou como um promissor "Projeto Natal" há anos e virou uma lente que lê seus movimentos com delays de até DOIS segundos, dependendo do jogo. Frustrou, muito.

    Achei que de fato eles ficaram muito tempo se atendo a detalhes como a capacidade dele ser media player dos bons. Eu lembro que eu era totalmente contra o Playstation 2 rodar DVD, pois na época pensava que isso era uma transformar um console em outras coisas, mas o Xbox 1 elevou isso ao cubo. E eu duvido muito que será uma interface de voz tão fluida assim.

    Não acho que a MS foi pega de surpresa pois as empresas são muito mais espertas que isso, seria um erro muito grosseiro. Mas pelo menos não foi igual ao anúncio do PS4, cuja maior novidade que eles puderam mostrar era um controle novo com um botão pra se compartilhar no "Face". Que venha a E3!

  • http://levelmais.com/ Rubens Cavalheiro

    Fiquei meio triste com a apresentação de ontem do Xbox One, principalmente pelo fato do Xbox nas versões anteriores focaram em jogar jogos, agora só pensam em se tornar um media center e nada mais.

  • leandrobelmont

    só espero que dê mais detalhes na E3. porque se mostrou tudo foi aquilo……

  • morcegear

    Caramba que final de texto sensacional. Vocês estão manjando pra caralho, parabéns.

  • sksonicsk

    Se tem algo que eu acho muito, mas muito bobo da indústria é essa coisa de querer concorrer diretamente contra outros serviços, como tv por assinatura, filmes, entre outros.
    Quem compra um videogame, atualmente, tem como foco principal em jogos – o resto é lucro ou diferencial. Uma coisa era quando isso era um "add-on" como a leitura de dvd do Playstation 2, por exemplo, mas agora o Xone é anunciado como uma "verdadeira central de mídia", diferente do Wii U onde o foco é a inovação de hardware e o PS4 que tem o objetivo de compartilhar vídeos, imagens e gameplay – mas ainda assim dentro dos jogos.
    Se querem fazer um diferencial do PC, façam algo que inove no gameplay! Não tentar fazer um console ter as mesmas funções que o mesmo. Eu hein…

  • http://www.facebook.com/SrWilsonContraAtaca Wilson Rafael Azevedo

    Ele se parece com um CDI HAHAHA
    Só serve pra tocar vídeos…
    TV TV TV TV SPORTS TV TV TV TV!

    Btw, muito boa a matéria 😀

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.