Pela lógica da ESRB, novo Phoenix Wright é tão violento quanto um God of War da vida

  17/07/2013 - 20:37   esrb, Phoenix Wright,  
 

(Manchetes inflamatórias, fuck yeah!)

Phoenix Wright é uma série de adventures sobre um advogado que gosta de bater em mesas e gritar OBJECTION! enquanto soluciona assassinatos com a ajuda de médiuns esporadicamente peitudas. O quinto jogo da série (sétimo se contar os spin-offs), Ace Attorney: Dual Destinies, está em produção para o 3DS. Nos novos trailers lançados hoje pela Capcom, uma coisa chama a atenção: a classificação da ESRB.

Enquanto todos os jogos anteriores da série receberam um Teen (Aborrescente, ou a partir de 13 anos), esse saiu com uma classificação Mature (Madurinho, ou, a partir de 17 anos). Que é a classificação de jogos como Mortal Kombat, Grand Theft Auto e God of War. Para nível de comparação, tanto na Europa quanto o Japão o jogo também recebeu uma classificação acima da usual, saindo com selos de 16 e C respectivamente (os jogos anteriores eram todos 12 e B). Deu pra ver, pela coerência, que o jogo é mais “pesado” que os anteriores. Mas aí pra um M em um jogo onde você controla um advogado – será que precisava mesmo disso?

Mais maduro que uma manga do pé

Nisso você poe na mesa as diferenças culturais: americano não se importa com violência insana, mas não pode ter putaria. Europeu não se incomoda com putaria, mas maneira na violência, principalmente na Alemanha. Jogo com decapitações no Japão? Nem fudendo.

Existe um pseudo-balanço nisso tudo, mas os Estados Unidos se torna um tanto incongruente ao não possui um “meio-termo” equivalente ao Cero C por se espelhar no seu modelo de classificação de filmes, que pula do PG-13 ao R (17). Mas a grande incongruência não é a presença de sangue fazer a classificação pular de um extremo ao outro, mas a falta de contexto: PW pode ter conseguido esse M por ter mais sangue que o usual em suas cenas de investigações. Mas faz mesmo sentido classificá-lo lado a lado com um God of war da vida onde o personagem principal (que você controla) sai decepando cabeças ou um Mortal Kombat onde tu arranca a coluna espinhal do maluco no final da luta? Sério que é tudo tão “nocivo” pra cabeça dessa molecada do mesmo jeito?

MEU DEUS BUROCRACIA TRÂMITES ALGUEM TAPE OS OLHOS DESSAS CRIANÇAS

Só espero que não tenha sido isso que fez a Capcom decidir não lançar o jogo com cópias físicas no ocidente. Aliás, se isso acabar trazendo MAIS atenção ao título, melhor ainda. Se bem que hoje em dia ninguém liga muito pra essas classificações, como visto pela comunidade de Call of Duty e sua massa formada por pivetes da segunda série cheirando a pipoca que dizem ter feito coisas com a sua mãe e ninguém presta muita atenção nessa parada.

Bom pra ESRB. Mais espaço para continuar incongruente. ¯_(ツ)_/¯

“É um jogo onde você mata várias pessoas para conseguir um tesouro.” “Mas tem sangue?” “Bem pouquinho. E não forma poças.” CHUPA ADVOGADOSSS

Quer ler mais sobre nossa opinião desses tais “jogos maduros”? Então clica AQUI.

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia, finge ser escritor, e acha que entende alguma coisa sobre game design.

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.