ESPECIAL: O que muda na cena competitiva com Pokémon X/Y?

  22/10/2013 - 13:48   entrevista, Pokémon,  
 

Muita gente acha que um jogo de Pokémon termina quando você se torna o campeão da Liga e registra seu time no Hall da Fama. Para muitos outros, é justamente aí que ele começa.

Fazer breeding, calcular EVs, montar movesets, treinar trocentos bichos até o nível 100, distribuir itens… Pokémon reúne uma gama de elementos que torna a cena competitiva fortíssima no mundo todo, e, com a caralhada de novidades das versões X e Y, é de se imaginar que role uma boa balançada nesse meio.

Eu adoraria discorrer sobre essas mudanças no comportamento do jogo enquanto esporte digital competitivo de rinha de animais, mas estou afastado há tempo demais dos gramados para fazer uma análise decente. Por isso resolvi ir atrás da consultoria de um verdadeiro profissional. Com vocês, Carlos Agarie “Dog”!

Dog tem 24 anos, é engenheiro da computação (tinha que ser) e joga Pokémon há 15 anos. Desses, dedicou ao menos os últimos seis a organizar torneios, sendo integrante da LOP (Liga Oficial Pokémon) de São Paulo. Em uma rápida entrevista, ele me explicou o que a sexta geração pode mudar nesse universo. Sente o papo:

***

Pokémon XY trouxe uma série de novidades pro jogo (tipo novo, megas etc). Você acha que essa revisão e as renovações eram necessárias? O metagame precisava de uma mexida mais drástica?

Com certeza. O dragon-types estavam muito fortes, concentrando boa parte do “poder de fogo” dos times. A tabela de tipos também precisava de algumas modificações, como o que ocorreu com os steel-types.

Minha opinião sobre as Mega Evolutions está dividida. Apesar de termos alguns monstros (Gengar, por exemplo), temos pokémon que apenas ganharam potencial, mas que não devem fazer parte dos mais usados.

Quais foram as mudanças do type chart geral envolvendo os tipos que já existiam?

Bom, a principal a meu ver é steel-types perderem a resistência a dark-types e ghost-types.

Tem também alguns efeitos interessantes, como grass-types serem imunes a “pós” (sleep powder, stun spore e similares) e electric-types não ficarem paralisados.

Além, é claro, da adição das fadas.

Falando das fadas, há algum motivo importante pra adição do tipo além de enfraquecer os dragões? Algum tipo que andava em baixa foi fortalecido ou qualquer assim?

Poison-types!

Eu *acredito* que isso tenha sido um dos motivos, além de fazer steel-types serem efetivos contra mais alguma coisa (tentando balancear o metagame).

Ah sim, segurar fight-types é MUITO legal também.

Como a cena competitiva recebeu a novidade das mega evoluções? Dá pra realizar torneios como os que são feitos hoje incluindo as mega numa boa, ou a tendência é serem banidas ou isoladas em outra categoria pra não ficar muito apelativo?

Como organizador, acho que devemos testar o metagame com tudo antes de sair banindo. Pokémon não é um jogo teórico. Entretanto, tem vários indicadores de que alguns megas serão absurdos nos torneios. Portanto, imagino que a médio prazo vamos ver alguns deles banidos.

Mega Garchomp mesmo é um que acho que tá só a passeio.

Sim, é um exemplo. Mas vamos ver se as fadinhas vão aguentar esse bicho.

Pokémon costuma dividir os jogadores entre a galera “casual” que larga o jogo depois da Liga e os que procuram treinar times para o multplayer. Você acha que X/Y tem potencial pra aproximar mais os dois grupos e tornar os torneios mais acessíveis?

Pelo que joguei até agora, acho que sim. Por exemplo, é muito mais fácil treinar EVs (Effort Values) agora com o Super Training, que é disponibilizado desde o início do jogo.

Também se tornou muito fácil uppar os pokémon por causa do Exp. Share e capturar bichos com bons IVs (Internal Values) na Friend Safari, logo após a E4.

Vou te confessar que nem sei direito o que é essa Friend Safari…

Funciona assim: para cada amigo seu na Friend List do 3DS, existe um “safari”. Podem aparecer até três pokémon lá, com chance de possuir hidden abilities e sempre com pelo menos dois IVs 31. Ou seja, bichos MUITO bons.

Portanto, ter vários amigos no 3DS (e interagir com eles, para liberar todos os pokémon de cada pessoa) é muito bom e dá frutos.

Qual é o momento atual da cena competitiva no Brasil?

Está melhorando. Tivemos vendas absurdas do jogo no país. Posso garantir que tivemos mais pré-vendas do que no México, que tem um mercado ótimo de games.

Com todas essas fitas vendidas, é de se esperar que tenhamos mais gente jogando. Imagino que isso se reflita em mais pessoas procurando torneios, ou ao menos meet-ups para jogarem com outros.

Falando nisso, nós da LOP-SP percebemos no lançamento de X/Y que queremos ajudar mais pessoas a participarem de torneios e se integrarem nesse “mundo”. Para isso, começamos a escrever guias e estamos discutindo formas de simplificar a entrada de novos jogadores. QUALQUER sugestão é bem-vinda!

E como é a relação da LOP com a Nintendo (ou a Gaming, representante da empresa por aqui)? Existe algum trabalho conjunto, algum investimento da parte deles?

A relação não é formal, pois somos, afinal de contas, um grupo de fãs fazendo algo para fãs. O nome “oficial” é apenas uma herança dos tempos de Pokémon Club. Costumamos trocar ideias sempre e discutir planos para melhorar o “cenário pokémon” no Brasil.

Tem algum recado da LOP pra deixar pros os leitores do GAMESFODA que compraram Pokémon X/Y recentemente?

“Vocês fizeram uma ótima compra.”

***

Para saber mais sobre o trabalho da LOP , fique de olho no site oficial. Confira também os posts da LOP São Paulo com guias e novidades da sexta geração. Por hora recomendo esses aqui:

Novos golpes em X & Y
IVs 31 fixos e novas técnicas de cruzamento

Cellus

Sobre

Marcellus Vinícius, vulgo Cellus, é co-criador e editor do GAMESFODA. O hábito que melhor resume seu perfíl psicológico é o de digitar números quebrados no microondas.
  • eltonbm

    Pokemon é um negócio enorme, e que já está no marcado a muito tempo, mas nunca me fisgou. Agora, é sempre interessante ver jogos com "cenas ", fãs sérios, que realmente conhecem o jogo por completo. Pena que o último Nintendo que tive era um CCE.
    De qualquer modo, boa sorte para esse pessoal. Agora deixa eu vou ver como é que funciona uma competição Pokemon.

  • https://www.facebook.com/olavofelipe.souzasilva Olavo Felipe Souza Silva

    Deveria perguntar pro mano aê quando que eles vão incluir os PokémonFODA propostos pelo site! Coxinflame FTW!!!

  • lexxidon

    Muito legal a matéria. Sempre joguei pokémon, desde o crystal, mas nunca tive vontade de jogar o competitivo por ser trabalhoso. Talvez essa é a hora.

  • Pingback: Qualé a desse tal de… Pokémon X/Y | GAMESFODA

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.