[BGS 2013] Entrevista – Gilliard Lopes e as tretas de fazer um novo FIFA todo ano

Por GAMESFODA | 06/11/2013 – 15:01

Como aconteceu no ano passado e certamente se repetirá no próximo, mais um jogo da série FIFA foi lançado para todos as plataformas já concebidas pela mente humana. Aqui no GAMESFODA, confesso, não somos os maiores especialistas em simuladores de futebol do mercado, então às vezes nos perguntamos: “Precisa mesmo lançar todo ano esse troço? O que muda de uma versão pra outra, qual o trabalho envolvido nisso?”

Enfim pudemos perguntar isso diretamente a um dos responsáveis diretos. Depois de muito gaguejar embromando no inglês para arrancar material dos gringos desenvolvedores que participavam da BGS 2013, conversamos em bom português com Gilliard Lopes, brasileiro produtor de FIFA na EA. Falamos de jogos anuais, coleta de dados e modo zumbi.

Confira aí o que saiu desse papo.

***

Com a Internet cada vez mais presente nos consoles, por que ainda é preciso lançar um jogo a cada ano em vez de fazer as atualizações por DLC, patch ou coisa do tipo?

A verdade é que o próprio fã de FIFA e de futebol quer ter um produto novo pra simbolizar aquela nova temporada. O futebol tem essa característica de a cada ano ter uma nova temporada. O que a gente faz é atender a demanda do mercado. Se na nova geração se tornar mais dominante a compra de jogos digitais, não tem motivo nenhum pra que a gente não faça.

Na verdade, quando você fala de DLC ou patch, você obriga que o jogador tenha a versão anterior pra atualizar o seu jogo. A gente acredita que muita gente nova na franquia pode querer apreciar o jogo naquele ano, então não faria muito sentido você fazer, por exemplo, FIFA 13 um produto inteiro e FIFA 14 um DLC, porque a pessoa tem que ter o FIFA 13 pra jogar aquilo. Acreditamos que a quantidade de mudanças que a gente faz é grande suficiente pra justificar que seja um novo produto completo.

A gente lança um jogo por ano, mas cada jogo leva no mínimo dois anos sendo feito, porque nossas equipes desenvolvem esses jogos em paralelo. Enquanto uma equipe está terminando FIFA 14, já tem um time terminando as features de dois anos à frente.

FIFA-14-Gamescom-1

Aproveitando, qual o tamanho da equipe que desenvolve FIFA hoje e como é feita a atualização e balanceamento dos jogadores? Por exemplo, a gente vê às vezes do 11 pro 12 uma grande mudança, aí do 12 pro 13 uma diferença mais discreta. Tem a ver com as equipes diferentes?

Não tem a ver exatamente com as equipes diferentes. A percepção do que muda de um ano pro outro pode variar de jogador pra jogador também. O nome bonito das features que a gente divulga é uma coisa, mas quando você pega no controle e sente a diferença, é outra. Ainda tô pra encontrar um fã de FIFA que venha me dizer, depois de ter jogado, não de ouvir falar ou ler pela Internet, mas que tenha realmente jogado, experimentado e dedicado tempo ao jogo, me dizer que o jogo do ano X é igualzinho o do ano anterior.

O feedback que a gente recebe é exatamente o contrário, e não depende do time que está trabalhando lá dentro. Não é que os times se revezam como em outras franquias de shooters. A gente tem um time que chamamos de “advanced”, que está sempre trabalhando dois anos à frente, e um time que a gente chama de “core”.

Quanto ao tamanho, no core team de um jogo FIFA hoje são 150 desenvolvedores lá dentro. Isso é só realmente o pessoal que trabalha na implementação e na arte daquele jogo em específico. Se você for falar em coleta de dados pelo mundo todo, de dados do futebol, você tem mais de 3000 pessoas fazendo esse trabalho. Se você falar em outsourcing de arte e de testes, você tem também aí aos milhares o número de pessoas envolvidas de alguma maneira com o FIFA. Mas o core team, que está fazendo o jogo daquele ano, com começo, meio e fim, gira em torno de 150 pessoas lá em Vancouver, no Canadá.

fifa-14-trailers-semana-ultimate-team

Isso de coleta de dados, a gente discutiu uma vez na redação que devia ser fácil, você só fica vendo jogo o dia inteiro…

Pode ser até fácil você submeter a sua primeira planilha, mas pra submeter a segunda, você tem que ter sido aprovado na primeira e essa é a parte mais difícil. Então a gente tem uma malha gigantesca de pessoas no mundo todo, porque você precisa ser autêntico aos atributos tanto nos campeonatos mais famosos quanto nos menos assistidos. Por exemplo, na segunda divisão da Dinamarca, você precisa também ter alguém pra ficar assistindo os jogos, e tem que ser alguém local pra poder entender.

Mas o cara fica realmente vendo jogo o dia inteiro?

Sim, muitos dos nossos coletores de dados vão aos estádios, mas a maioria assiste pela televisão, são entendidos do assunto naquele mercado local e passam por um crivo muito grande. Se um corinthiano fanático se inscrever semana que vem e submeter uma planilha com todos os jogadores do Corinthians com tudo 99, não será convidado pra fazer uma segunda coleta de dados.

Então, na verdade o time centralizado na coleta de dados fica num escritório nosso da Alemanha e são todos especialistas nesse tipo de trabalho. Eles recebem todas essas informações e filtram Já temos, obviamente, aqueles coletores nos quais a gente sabe que pode confiar. Mas isso é um time que a gente fica sempre ampliando conforme a gente amplia nossas ligas e a nossa presença no mundo.

FIFA-14-Everton-1

Quais são as prioridades agora? O que vocês acham que falta pra chegar no nível de simulação que consideram ideal, e o que os novos consoles podem fazer pra chegar nesse resultado que agora não seria possível?

Tem muita coisa. A cada ano temos uma lista de novas finalidades que queremos fazer. Uma parte delas acaba sendo feita e se transforma no jogo daquele ano, mas um número muito maior acaba não podendo ser realizado, seja por falta de tempo, porque aquelas outras eram mais prioritárias, ou muitas vezes por falta de recursos gráficos ou de poder de processamento que estão atrelados à máquina que está rodando o jogo. Então esse é um momento muito legal pra finalmente podermos trazer um monte de melhorias, um monte de features diferentes que antes não eram possíveis, na geração que a gente chama agora de atual, mas são possíveis na nova.

Exemplos que eu posso te dar: na nossa engine de física, que foi desenvolvida aí nos últimos dois, três anos, o jogador consegue simular a física alguns frames para o futuro, para tentar prever onde a bola vai estar e o que vai acontecer no próximo momento, que é o que um jogador profissional faz. Ele consegue antecipar o que vai acontecer e essa é uma diferença muito grande que você vai sentir quando começar a jogar a versão do FIFA 14 do Xbox One e do PS4.

E além disso tem tudo mais que acontece em torno do gramado que a gente nunca pôde dar aquela atenção devida. O visual das torcidas e a coreografia dos jogadores a entrar em campo, que sempre foram aquelas sequências enlatadas automáticas. Na nova geração os jogadores são todos simulados e tem no seu pequeno cerebrozinho. Foi marcada uma falta, os jogadores mesmo se organizam pra barreira, o outro jogador pega, coloca a bola na marca pra bater a falta, tudo isso de maneira contínua. Só é possível dar esse raciocínio a mais porque você tem esse poder de processamento das novas plataformas.

fifa14-brazil-team

A gente tem vários artigos no site que seguem uma linha humorística. Um que fez bastante sucesso é o de sugestões pro futuro do FIFA, onde damos algumas ideias como o modo zumbi, o modo churrasco… quais são as chances de vermos esses modos na série FIFA em um futuro próximo?

Olha, isso aqui é precioso (referindo-se ao artigo impresso que levamos de presente). Eu vou levar isso pro Canadá, dar uma resumida e uma traduzida pro pessoal, que eu acho que vai fazer sucesso (risos).

Agora, falando sério, a nossa filosofia na franquia é muito mais em trazer o realismo do futebol com a diversão sempre em primeiro lugar, se tiver qualquer mecânica que vai tornar o jogo chato, que vai trazer uma realidade do futebol que não é interessante pro jogador, é obvio que a gente não vai fazer. Mas no geral a nossa filosofia é trazer a melhor simulação de futebol nos games do mercado.

Então, o dia que você começar a ver zumbis participando dos campeonatos reais, aí você tem uma chance de ver isso no FIFA também.

***

THAT`S ALL, FOLKS!

Compartilhe

Comentar

Não há nenhum comentário até agora. VOCÊ pode ser o primeiro!

4 Comments

Deixe um comentário

Você precisa estar logado to post a comment.