MACHINIMAGATE – Microsoft e EA pagando a galera do youtube pra melhorar sua imagem

  21/01/2014 - 21:17   EA, polemica, xone, youtube,  
 

Talvez você já esteja ciente da história que está circulando na Internet desde o dia 20 de que a Microsoft está pagando “youtubers” do Machinima pra não falar mal do Xbox One. Eu estava prestes a escrever sobre isso aqui quando vazou que a EA também anda fazendo a mesma coisa. Então vamos falar dos dois logo.

Resumindo a novela: Vazou aí um e-mail que a Machinima estaria mandado pros seus afiliados oferecendo 3 dólares pra cada 1000 views em videos que mostrassem o XONE ou algum dos seus jogos por pelo menos 30 segundos. Pra isso, o vídeo teria que ter a tag XB1M13, não poderia falar nada de mal do console ou do jogo e não poderia falar nada sobre a campanha. As cláusulas do suposto contrato podem ser vistas aqui.

“Influênciadores”

Aparentemente é a segunda vez que a Microsoft faz uma campanha do tipo. A pessoa que vazou o contrato, ReconXBL, explicou no seu blog os motivos de ter feito isso e disse que a  mesma coisa já tinha acontecido em novembro, sem ninguém saber. Ainda segundo ele, 81 “youtubers” aderiram a campanha. O usuário Aquamarine, do fórum NeoGAF, fez um trabalho investigativo aí e conseguiu listar todos os participantes aqui, se você quiser saber (tem vários bem grandes e alguns brasileiros no meio inclusive, não pense que o pessoal não sabe o quanto o Youtube é forte aqui).

Bom, hoje um anônimo vazou no fórum NeoGAF alguns acordos parecidos que a EA faz com o Machinima, mas por um preço bem mais alto. Enquanto a Microsoft paga 3 dólares por 1000 views, a EA chega a pagar 15 dólares por 1000 views em um video de Madden  (sei lá por que, o jogo já vende pra caralho). Desde que você não fale mal do jogo, foque em mostrar as features que eles pedem aí, etc…

Como a gente chegou meio atrasado, já deu tempo da MS e do Machinima se explicarem e dizer que foi uma campanha publicitária comum e que o acordo de confidencialidade era só pro contrato e não pra promoção. Você pode ler essa justificativa aqui no Arena IG por exemplo.

Então… primeiro: não tem nada de errado em você pagar alguém pra falar bem do seu produto. O problema é ninguém saber que você está fazendo isso. Muita gente prefere assistir vídeos de jogos no Youtube porque acredita que a opinião de quem está falando ali é sincera, já que ele não está escrevendo pra nenhum grande site ou portal. E aí a verdade é que o que está sendo passado ali é uma propaganda disfarçada.

Claro que existem canais bons e íntegros no Youtube, como por exemplo o boogie2988, que fez um vídeo sobre o assunto dizendo como isso é muito mais normal do que parece. Esse tipo de coisa sempre existiu e sempre vai existir, mas é bom que esteja vindo à tona pro pessoal dar uma acordada e a Machinima/EA/Microsoft darem uma repensada no seu marketing (já que agora ninguém vai acreditar em vídeos de Youtube que falem bem deles).

A lição é: Saiba filtrar o que você lê/assiste por aí.

PS: Ninguém me pagou pra escrever isso.

 

Tuba

Sobre

Arthur “Tuba” Zeferino é co-criador do site, programador e brother indie.

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.