Vocês se lembram de Sonic X-treme?
Como assim, “não”?
É o seguinte: foi a primeira ideia de um jogo do Sonic em 3D depois de terem deixado pra lá a possibilidade de outro em 2D no Mega Drive. Quando resolveram pular pro Sega Saturn, as possibilidades se abriram e a ideia geral seria a de um jogo em que as perspectivas seriam completamente exploráveis, a gravidade iria ser mudada conforme Sonic andasse em paredes e tetos e essas coisas. Aconteceu muita merda durante o desenvolvimento do treco, incluindo programadores doentes e problemas com o motor, daí o jogo acabou sendo cancelado. Alguns acreditam que a ideia acabou sendo utilizada no Sonic Lost World, mas quem pode falar com certeza?
Enfim, frequentemente aparecia algum vídeo de alguma versão na internet ou algo assim, mas foi um jogo que sempre ficou no status de mistério e a aura de “como seria um Sonic 3D se não fosse Sonic Adventure?” é bacana de se pensar sem saber exatamente, mas ao que parece TUDO MUDOU!
Tá, nem tudo mudou, o jogo ainda não existe, mas o pessoal da SONIC RETRO – comunidade responsável pela maioria das coisas não-sexuais de Sonic que a gente vê hoje em dia, como, por exemplo, a Hidden Palace de Sonic 2 – pegou uma versão do jogo que vazou e juntou um protótipo jogável de como seria a primeira fase do X-Treme, rodando no Windows. É mais um experimento do que qualquer coisa, ver como o Sonic se comportaria, até porque a própria física do projeto é manipulável para explorarmos tudo do nosso modo e ainda não dá pra interagir com nada além do próprio chão, mas ainda é interessante de se ver um dos baús perdidos de desenvolvimento de jogos de duas décadas atrás. Aqui tem um vídeo de como ele roda e um resumo da história (a de desenvolvimento) do jogo:
Se quiser testar por você mesmo, aqui tem o link do tópico (EM INGLÊS) com o download e as instruções.