Tem Outras Mídia – O Homem-Aranha pode ser negro, sim.

Fico até com um pouco de vergonha quando vejo amigos tão inteligentes batendo o pé e dizendo que, não, Peter Parker é somente um personagem e ele é branco. Pois bem.

Os super-heróis das histórias em quadrinhos como conhecemos hoje foram criados, em sua maioria, entre as décadas de 30 e 60, nos gloriosos Estados Unidos da América. Amigos, vocês estudaram história e, me relembrem aqui porque o tio está um pouco velho e esquecido, como era a sociedade Norte-Americana na primeira metade do século XX, mesmo? Eu não lembro direito mas acho que não era famosa pela tolerância racial ou pela diversidade. Rosa Parks, Malcolm X, entre tantos outros rolaram por lá nesse meio tempo tentando mudar algumas coisas.

Agora, não pense você que eu acredito que todos os heróis que amo desde criança são brancos porque quem os criava era um bando de racista filho da puta. Não, não. Eram os paradigmas da época que eram racistas filhos da puta, então as coisas meio que aconteciam automaticamente. Era natural que o Super-Homem fosse branco, ele era escrito por brancos, para brancos, numa sociedade que segregava negros, latinos, asiáticos – todo mundo que não fosse branco.

Mas as coisas mudaram (bem pouco, é verdade, mas mudaram). Hoje, negros e latinos são a maioria no país dos super heróis. Hoje o Homem-Aranha, criado como um adolescente branco na década de 60, é lido por crianças e adolescentes do mundo inteiro, seja nas Américas, na Europa, Ásia, África. De todas as etnias. Se der mole tem alienígena lendo o Homem-Aranha. Por que o Homem-Aranha tem que permanecer um personagem branco? Essa é uma concepção antiga e antiquada, de uma sociedade que é considerada arcaica por nós. Ele foi criado como branco porque não havia na realidade outra opção, mas HOJE existem outras opções. As gerações que virão não são obrigadas a carregar um fardo velho e podre.

Stan Lee disse certa vez que o que ele mais gostava no Homem-Aranha é que ele podia ser qualquer moleque. Ele está coberto da cabeça aos pés, não aparece cabelo ou pele em nenhum ponto do uniforme. Um garoto indiano, africano, russo ou alemão podem se identificar com a imagem do herói e se vestir como ele numa festinha de aniversário que nunca haverá qualquer tipo de comentário maldoso. O Homem-Aranha PODE SER QUALQUER UM. Não sou eu quem está dizendo, foi o cara que CRIOU a revista e seus personagens. O mesmo cara que tornou a Jean Grey a personagem mais importante dos X-Men numa época em que as únicas personagens femininas eram as patéticas Mulher Maravilha e Lois Lane. Ele criou o Falcão, um herói negro que não era repleto de estereótipos ridículos como Power Man.

O Falcão é um ponto interessante. Não sei se a maioria de vocês acompanha quadrinhos, mas recentemente o Capitão América perdeu seus poderes de super soldado e quem assumiu o uniforme foi o Sam Wilson, o Falcão. Hoje, pra todo garoto negro que pega uma revista em quadrinhos dos Vingadores pela primeira vez, o Capitão America VERDADEIRO é negro. Steve Rodgers é um passado distante propagandista ridículo da Segunda Guerra. Se uma garotinha muçulmana tirar uma Ms. Marvel da estante quando for com sua mãe à farmácia, ele vai ler a história de uma adolescente muçulmana. Hoje, um moleque latino que pegar pra ler Ultimate Spider-Man como sua primeira revista em quadrinhos vai ver que seu novo herói favorito é Miles Morales, negro e latino. Esses moleques vão se identificar com esses personagens e, PARA ELES, esses são os super heróis que eles crescerão lendo. Foda-se que a gente chegou antes e na nossa época eram outros personagens, eu não tenho direito de chegar pra um garoto negro com a camiseta do Homem-Aranha e dizer que ele precisa ser branco e judeu pra usar essa roupa.

Espera, o que? É, então. Peter Parker é judeu. Sempre foi. O único traço existente da religião do personagem é bem lá no comecinho, quando ele era atacado constantemente por um Flash Thompson claramente representativo dos WASPs, brancos anglo-saxões protestantes, que tocavam o puteiro nos EUA daquela época querendo foder a vida de tudo que não era loirinho de olho claro. Peter Parker, portanto, não representa só o adolescente branco nerd que não pega ninguém. Peter Parker é o fodido que precisa fazer das tripas coração pra sobreviver uma semana, e depois a outra e depois a outra. Peter Parker representa o oprimido.

Eu, pessoalmente, não me importo com a etnia do Homem-Aranha. Recentemente li uma saga chamada Spider-Verse, ainda não publicada no Brasil, em que vi um Homem-Aranha indiano, um japonês que pilotava um robô gigante, um britânico, um que era mesmo uma aranha, um que era a Gwen Stacy, um que era a filha do Peter Parker, um que era uma clone mulher do Peter Parker, um que era um punk negro que lutava contra um governo fascista, uma mulher do fim do século XIX que lutava contra a sociedade machista numa armadura steampunk, um que era um miquinho, um que era o ser mais poderoso do universo, uma garotinha japonesa pilotando um robô gigante (parece que eles curtem esse rolê de robô por lá), um ninja, a Tia May, um que era um esquerdista líder de sindicato da década de 30, um que era um porco.

Dan Slott, atual escritor do personagem, disse em seu perfil do twitter que, caso alguém queria listar dez características do aracnídeo e em uma delas disser “branco”, não conhece o personagem o suficiente. Se escrever cem palavras e uma delas for “branco”, não conhece o personagem o suficiente.

O Homem-Aranha pode ser qualquer um. Peter Parker pode ser qualquer um, afinal, ele é um pouco de cada um de nós.

Sobre

André Guerra é membro da resistência carioca do GAMESFODA, ainda que seja paulista. É desses que joga simulador de corrida com câmbio manual e sem controle de tração.
  • Random Marine

    E levando em conta que a Marvel vai fazer um outro reboot, bem provável que dessa vez façam com o Miles Morales até porque sinceramente, um 3o reboot em menos de 20 anos é ridículo.

    No mais, não me importo muito com essa mudança de super-heróis….O falcão se tornando o novo Cap ‘Murica foi bem bolado, o do Miles só não curti muito como ele se tornou Homem-Aranha, sei lá me sentiu bem forçado.

  • Diretor Coulson, O Filho Legal

    Muito bom o texto, mas olhando por outro aspecto, me soa “babaca” (por falta de uma palavra melhor) por parte de, por exemplo, da Marvel Studios colocar um Peter Parker negro nos cinemas quando já temos o Miles Morales, que é um personagem já querido e que já tem um bom tempo desde sua criação, não é como se fosse novidade.

    Mas é como disse, a etnia não muda o Homem Aranha, muda apenas quem está por baixo da roupa.

  • Platynews

    Na verdade considerando o bullying que ele recebeu e o feeling meio de “perdedor” …. um nerd branco no mundo de hoje acaba não encaixando tão bem quanto um negro, asiatico ou gay

    • farias

      Discordo. Nisso você assumiria que um garoto branco tem menores chances de serem considerados loser do que negro ou asiático (gay é outro assunto). Apesar de ainda haver sim preconceito contra negro (e contra asiático, mas numa escala MUITO menor) dificilmente esse preconceito é associado ao estereótipo de “loser”. Acho que fatores mais determinantes são a extroversão, “beleza” (forma física e “defeitos”), classe social, etc.

  • http://proibidoler.com Louise Rafaela Carvalho

    Concordo muito com o texto, mas chamar a Mulher-Maravilha de “patética” é algo inaceitável. De qualquer forma, parabéns, realmente tá na hora de dar um basta nessa cultura de heróis brancos e abrir as portas para a diversidade nos cinemas e na tv!

    • Platynews

      Na epoca a mulher maravilha era escrita como realização de fetiche sadomasoquista …. na época que ele cita a Diana ERA patetica.
      Vide :
      http://i.imgur.com/UE1O5g9.jpg

      Depois melhoraram com o tempo …. mas sério wtf

      • Hynx

        E a DC continua na pegada do caminho leve. Taca uma jaquetinha na Didi ai e continua as historias e a progressão de personagem da mesma forma que tá da hora!

        • Platynews

          Meu sonho é fazerem ela do jeito ogro que o moço que ta fazendo o Rat Queens faz ela …
          http://nebezial.deviantart.com/art/just-wondering-splurt-bwahahahahahahahahah-419873645
          http://nebezial.deviantart.com/art/style-test-wonderwoman-video-405059994
          AI SIM vc percebe que ela é DE LONGE a pessoa mais perigosa da Liga da Justiça.
          Todos os outros tem codigos de conduta que impede de vc decapitar alguem =P

          • Diretor Coulson, O Filho Legal

            Que arte sensacional. Pena que a DC pôs o pior cara possível pra desenhar a revista solo nessa nova fase. David Finch não dá mais…

        • Diretor Coulson, O Filho Legal

          O bagulho da jaqueta e da calça foram algo que tavam planejando pros Novos 52, mas que desistiram. Enfim, a fase do Azzarello é muito boa e dá um BOM desenvolvimento pra personagem, vale apena.

          • matestinha

            A fase do Azzarello desenvolveu bastante a personagem, mas infelizmente tiraram ele fora e ela voltou a ser a gostosona namorada do Superman :/

      • http://proibidoler.com Louise Rafaela Carvalho

        Depende, a Diana sempre teve suas falhas (como pontuado por você) mas querendo ou não, ela é um símbolo da representatividade feminina nos quadrinhos. Mesmo quando nós, mulheres, não tínhamos nada, ainda tínhamos a Diana. Ela sobreviveu a toda essa fetichização, ao machismo, ao preconceito e etc, e se manteve firme como o grande ícone que é, então chamá-la de patética, é patético.

        • André Guerra

          Você tem toda razão. Não tinha parado pra pensar dessa forma. Sempre tive um pé atrás com a personagem, principalmente por essa podridão das primeiras histórias, mas de fato nunca parei pra pensar no que significava ela ter sobrevivido como ícone mesmo depois de tanta sujeira. É bastante simbólico, na verdade. Obrigado pelo ponto e perdão pelo vacilo.

          • lucas

            Tu não tem vergonha safado defendendo feminazis.

        • lucas

          Vai lavar roupa feminista safada e deixa de encher o saco porra.

  • Alberg

    Devo dizer olho essas artes de Spider-Verse e dá um dó por sempre ignorarem a Sp//dr do Gerard Way e do Jake Wyatt

    • Igor A. Oliveira

      Sp//dr é a melhor história do Edge of Spider-Verse.
      Seguido da historinha da Gwen Stacy.

  • vcoelho

    Puta que pariu. Discuti esse mesmo assunto nos comentários do Kotaku, eu vs. uma cambada de racistas enrustidos que acham que ~tradição~ é argumento suficiente pra ser contra mudança na etnia de algum personagem. É bom ver que o site se posiciona a respeito disso, pra mim chega de jornalismo gamer caça-clique que não educa seus leitores quando tem a oportunidade.

    • lucas

      Ou seja você não gostou de lá porque as pessoas não concordavam com você tá certo…

  • Mehdood

    Cara, o Homem Aranha pode ser da cor que eles quiserem, contanto que ele não seja o Jaden Smith. Sabendo atuar, tá valendo.

  • lucas

    Porra nenhuma seus manes do politicamente correto ser o herói é branco originalmente nos quadrinhos ele tem que ser branco na adaptação tem que ser fiel o máximo possível.

    • Guerra

      vai cagar, burrão

  • lucas

    Por que a gente não transforma o Luke Cage em branco na série de TV que está por vir vai ser muito legal afinal dois pesos e duas medidas.

    • Diretor Coulson, O Filho Legal

      Cara, esse argumento teu joga pra janela todo um processo histórico que não pode ser ignorado.

      • lucas

        Processo histórico há vai nos E.U.A a maioria das pessoas é branca logo é natural a maioria dos super heróis serem Brancos logo não faria sentido por exemplo no Japão com a maioria dos heróis de mangás serem seila alemães de olhos azuis.

        • reen

          Você não leu o texto né?

          • lucas

            Sim eu li com uma vontade louca de me suicidar por ler tamanha bosta em formato de texto.

          • ShanaBlackRX

            Olha, ninguém aqui espera que todo mundo concorde com tudo o que a gente escreve, mas o mínimo de respeito a gente sempre exige.
            Se não gostou do texto, traga argumentos válidos, abra uma discussão >>respeitosa<< como já fizeram em comentários anteriores. Só vir rechaçando e esperneando não vai te levar a lugar nenhum.

          • Hynx

            Não passe vontade cara, manda ver. Tá todo mundo só aguardando o benefício que seria pra sociedade atual um cara a menos como você no mundo. Você pode não concordar, mas achou UMA BOSTA? Faça me o favor cara, ja ganhou seus minutinhos de atenção na internet, agora vai vazando de volta pra sua vida real onde ninguém da atenção pra você.

            Espero que a gente tenha colaborado com a nossa ira em pelo menos um pouquinho pra sua auto-estima decadente e seu fim de semana solitário. Um abraço!

          • Eu sou foda

            Ui a cabeluda ficou bravinha calma vai lá tomar seu remédio controlado quando se acalmar a gente conversa.

          • lucas

            É engraçado é que a maioria dos mangás são com personagens japoneses e ninguém fala para eles incluírem mais personagens de outras etnias já com os quadrinhos americanos tem toda essa coisa de cotas dois pesos duas medidas.

    • Yertle

      Porque não é necessário. A população branca já tem bastante representação em super heróis, ou protagonistas de ficção em geral. Sempre foi assim, e ainda é. Não é porque os negros e latinos estão começando a ter alguma representação na mídia de forma positiva que os brancos estão ficando sem espaço ou tendo sua identidade negada.

    • jan

      Ai uma aula de história na vida dessa gente. Não adianta nem tentar argumentar com uma pessoa com tanta falta de informação. “É natural a maioria dos super heróis serem brancos” que nojo.

      • Eu sou foda

        Eu tenho nojo da sua opinião de merda.

      • Eu sou foda

        Há maioria dos super heróis Americanos sim faz sentido serem brancos sendo que a maioria que trabalha nessa mídia é de homens brancos porra.

        • Igor A. Oliveira

          Acho que você não tem a mínima noção do que é minoria. Ou ignora ela.

    • Edimartin Martins

      Eu acho que a DC deveria responder à altura, apresentando um filme com um Super Choque branco. Seria muito legal.

  • Eu sou foda

    Cade meus comentários onde eu falo mal da feminize ali em baixo em?

  • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

    Vou falar que não concordo com o ponto de vista do Guerra, mas o nível nos comentários baixou tanto que eu perco a vontade de discordar com alguma seriedade.

    • ShanaBlackRX

      Foi só um random que já demos um jeito, manda aí 🙂

      • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

        pronto, abri uma nova thread

      • Diretor Coulson, O Filho Legal

        É um trollzinho que tá usando o disqus pra badernar.

  • Eu sou foda

    Se afro-descendente e nipo-descendente são politicamente correto, posso ser chamado de euro-descendente ou caucasiano-descendente sem culpa?

  • Eu sou foda

    Não, vão te acusar de fazer parte da elite burguesa classe média de olhos azuis opressora, racista, machista, sexista, homofóbica, misógina , que perpetua os esteriótipos preconceituosos contra a classe oprimida.

  • Eu sou foda

    Texto cheio de mimimi e vitimismo.

    • ShanaBlackRX

      Perdeu a graça 🙁 banido.

  • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

    Esse texto aqui e mais um comentário de uma pessoa conhecida me fizeram pensar as coisas de uma outra maneira. Antes desses dois argumentos, defendia que mudar a etnia do Homem-Aranha era forçado e que heróis como o Luke Cage, Nick Fury e até o citado Falcão (para ficar apenas no universo marvel) realizariam uma representação melhor. O primeiro dos argumentos está no texto, vocês já leram. O segundo, simples e pertinente, afirmava que “o Luke Cage não tem a mesma fama do homem-aranha, então ele ser negro é mais impactante”. Ponto para ele.

    Lembro aqui que o próprio Nick Fury foi branco inicialmente, e passou a ser negro em algum momento, embora haja um argumento para isso (este texto aqui explica http://observationdeck.io9.com/nick-fury-is-white-but-his-son-isnt-1524162933). Sendo assim, seria bem bacana sim um homem-aranha negro, talvez chamado Peter Parker até, desde que haja uma explicação legal para isso. O reboot da série é o suficiente na minha opinião.

    Todavia, estou mais preocupado com os roteiros que virão do que com a cor da pele dele. Porque digo isso? Recentemente surgiu uma Thor mulher e, em uma da histórias que ganhou notoriedade, ela luta conta o homem absorvente, um espantalho que pode ser ilustrado pelo carinha que foi banido aqui (http://info.abril.com.br/noticias/cultura-nerd/2015/02/versao-feminina-de-thor-nos-quadrinhos-luta-contra-homem-absorvente.shtml). Como perfeitamente citado, a cor da pele do homem-aranha não é relevante para o que ele é, então eu espero de coração que isso se mantenha nas histórias futuras, onde todas as questões existenciais que fizeram o Peter Parker ser o que ele é continuem existindo.

    “Ah, mas ficaria legal?” Eu acho que sim. O Super Choque é exatamente isso. O Super choque é lembrado, pelo menos entre meus contemporâneos brasileiros como um super herói legal de um desenho que passava nos programas da manhã. O super choque abordou o racismo eventualmente, sim, mas acima de tudo, ele era o Virgil, com os problemas do Virgil. Esse é o homem-aranha que me faria feliz, não um combatente de espantalhos. Isso é muito raso para o que o Homem-Aranha representa.

    • Hynx

      O Homem Absorvente vs Thor foi muito mimimi da Midia. Ele não se auto denomina assim faz anos, a treta maior foi com a MULHER dele, eles usam muito a Wrecking Crew da qual ele faz parte atualmente na Marvel, e o que teve de Meta Linguagem nessa edição foi bem bacana.

      A Marvel há muito vem fazendo um trabalho muito bom com minorias, eles não acertam de cara as vezes, mas sempre fazem o melhor pra encaixar tudo sem ficar forçado ou destruir com o background.

  • Edimartin Martins

    Eu não sei o que é pior. Reclamar que o homem aranha será negro no cinema (ninguém reclamou dele nos quadrinhos) ou reclamar que tem muito homem aranha branco no cinema.

    “Capitão América perdeu seus poderes de super soldado e quem assumiu o uniforme foi o Sam Wilson, o Falcão. Hoje, pra todo garoto negro que pega uma revista em quadrinhos dos Vingadores pela primeira vez, o Capitão America VERDADEIRO é NEGRO. Steve Rodgers é um passado distante propagandista RIDÍCULO da Segunda Guerra.”

    Primeiro, alguém precisa avisar esse garoto de que o Falcão é o Falcão e Capitão América é Capitão América. E em segundo lugar: agora é vergonhoso existir um Capitão América branco. É RIDÍCULO personagens de histórias em quadrinhos terem a pele na cor branca. Então pintem tudo de preto.

    “Hoje, um moleque latino que pegar pra ler Ultimate Spider-Man como sua primeira revista em quadrinhos vai ver que seu novo herói favorito é Miles Morales, negro e latino. Esses moleques vão se identificar com esses personagens”.

    Mas o problema é que se um BRANCO comprar a Ultimate Spider-Man, ele não vai conseguir se identificar com Miles Morales porque o Morales ele é NEGRO e LATINO. Você retirou o problema de um lado e colocou-o no outro (lado).

    “eu não tenho direito de chegar pra um garoto negro com a camiseta do Homem-Aranha e dizer que ele precisa ser branco e judeu pra usar essa roupa.”

    Mas se um moleque NEGRO não consegue se identificar com um super herói BRANCO. Porque ele usaria a camiseta do Homem Aranha. Ele deveria estar usando a camiseta do Super Choque, já que o mundo de hoje está tão dividido racialmente. Você primeiro escreve uma coisa, e depois você escreve outra coisa negando a primeira alternativa.

    “Peter Parker é o fodido que precisa fazer das tripas coração pra sobreviver uma semana, e depois a outra e depois a outra. Peter Parker representa o oprimido.”

    Você precisa parar para pensar em qual raça você está oprimindo neste texto. Porque hoje em dia ser BRANCO faz parte de um “passado distante propagandista RIDÍCULO da Segunda Guerra”.

    “Eu, pessoalmente, não me importo com a etnia do Homem-Aranha.”

    Se você não se importasse com a etnia do Homem Aranha. Acho que você não estaria escrevendo esse texto.

    Agora o que realmente aconteceu: A Disney ficou com medo após ser bombardeada com e-mails acusando a empresa de racismo. Graças a lei de que o consumidor tem sempre razão, a Disney respondeu “Não somos racistas. E para provar isso estamos anunciando que o próximo homem aranha no cinema (que vai se juntar aos vingadores) será negro”. Ou seja, o racismo não só move montanhas, como também troca elas de cor BRANCA para PRETA (sempre nessa ordem). Não existe mais a iguaria chamada “Nega maluca”. Hoje em dia as pessoas dever saborear um “BOLO AFRODESCENDENTE DESEQUILIBRADO MENTALMENTE”.

    Você me pergunta “Porque o Homem Aranha não pode ser negro?” E eu lhe retorno a seguinte questão. “Porque o homem aranha precisa ser negro?”

    Miles Morales não é o verdadeiro Homem Aranha (da mesma maneira que leva Sam Wilson à não ser o verdadeiro Capitão América). Eles são apenas substitutos.

    • Mehdood

      Adendo: Miles Morales é o verdadeiro Homem Aranha do universo Ultimate, visto que o Peter Parker desse universo bateu as botas tem um tempo.

      • Edimartin Martins

        Sim. Eles são substitutos dos heróis verdadeiros que não podem
        mas exercer o serviço.
        Peter Parker bateu as botas.
        Steve
        Rodgers , o poder dele bateu as botas e por isso precisou de um
        substituto.

    • Hynx

      O minimo que você deveria fazer ao criar um comentario desses seria abir abrir o Wikipedia pra checar se você não tá falando bosta, pois claramente você não lê Marvel.

      1) O Steve Rogers ainda trabalha pros Avengers, luta, mas ele é só o Steve Rogers; Capitão América é o Sam Wilson, oficialmente e sem choro.
      2) Só tem um “Homem-Aranha” por Universo, portanto esse é o homem aranha verdadeiro, e ele é o Miles Morales no Ultimate, terra 1610
      3) O Peter Parker da 1610 AINDA está vivo, e NÃO É homem aranha por escolha própria, não por incapacidade, aceitando o Miles como o Homem-Aranha da 1610. Se o Peter aceitou o Miles como Homem-Aranha, e o Steve aceitou o Sam Wilsom como Capitão América, sua opinião de que eles não são “verdadeiros” pouco importa no contexto dos quadrinhos.
      4) Eu sou branco e me identifico com os problemas do Miles Morales, da Khamala Khan e do Robbie Reyes. Acredito que outras pessoas também. Pessoas assim tem algo chamado empatia.
      5) Tendo em vista que você não sabe dessas coisas que sao básicas pra qualquer um que tem internet em casa e tem interesse na Marvel, não tem nem credibilidade você dizer que sabe o que A DISNEY FEZ ou deixou de fazer nesse assunto.

      Enfim, se você quer passar o minimo de credibilidade no seu discurso absurdo e atrair outros caras com péssima interpretação de texto, ao menos faça um fact check básico antes.

  • matestinha

    Obrigada, Guerra.

  • loa_Ricardo

    Fico feliz em ver o texto, acho importante que mais lugares (e lugares com um certo respeito) tentem tocar no tema – representatividade conta e aumentar as variaveis dos personagens não afeta negativamente e na verdade até enriquece os universos. Sobre quem ta reclamando, honestamente – a que leva esse purismo? O personagem deve ser branco “só por ser” ? Inverter a lógica e apontar Luke Cage ou Falcão como “então faz eles brancos” não melhora, é relevante aos personagens serem negros – eles inclusive são do Harlem e o tema racismo surgiu em algumas histórias. Ao Peter não importa ser branco, importa ser um outsider, importa ter uma vida dupla, lidar com dificuldades e com amadurecimento – o personagem é sobre isso, sobre crescimento e inserção. Ser branco é um acaso

  • Cainã Perotti

    Muito bom o texto, até pra mim que não acompanho nenhum quadrinho e nunca acompanhei.

  • João Dobbin

    Mas ficou foi do caralho ein.

  • JoaoZangetsu

    Apesar de eu não ter problemas com mudanças, inclusive essa, porem, tenho problema em quem força ideias nessas mudanças, as custas da liberdade dos outros, com argumento determinista historico.
    é um argumento perigoso, ja que, se pode “mudar” isso, porque não “mudar” o que tem por ai, afinal, ficção é uma democracia social né ? e não de preferencia das pessoas que consomem, como varios sites, ou melhor, blogs americanos de games e outras midias que se afundaram nessa onda de “não pode”.

  • Patrick Ribeiro

    Ótimo texto, Guerra, já discuti isso com você e nem vou ficar me prendendo mais nesse assunto. Resumindo: por mim o homem aranha pode ser negro, amarelo, indiano, qualquer cor. Mas que criem um personagem pra ele. Pode ser o Miles Morales, o Hiro, o Poeta Gentileza ou o Índio da turma da mônica. Mas o PETER PARKER em nosso universo (616) tem um contexto histórico e político-social, e na minha opinião se forem por o Peter no filme, que seja do jeito que ele for concebido. O Miles Morales seria legal também, mas é outra pegada na personalidade do Spider. E acho maior legal essa galerinha politizada falando de radicalismo e xingando de racista qualquer um que discorda da opinião do texto. Parabéns e continuem assim, sem radicalismo. Abração ae André.

  • BRock

    Desde quando MM é patética???? Grandes merda ir falar bem da Jean Grey, ressaltando sua importância como personagem feminina em um universo hiper-masculinizado, e depois rebaixar MM que é um ícone entre as super-heroínas.

  • Everson Oliveira

    Um personagem não pode ser desconstruído por causa de necessidade de diversidade cultural e racial.Peter Parker é o único Spider e é branco SIM! Sou racista por isso?! Quer mais variedade cultural e racial? Escrevam cartas para a Marvel e para a DC pedindo parar CRIAREM personagens que obedeçam aos critérios de vocês!

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.