Os Jogos mais antecipados de 2016 que você não conhece ou não lembra porque o Kickstarter foi lá em 2013

  8/01/2016 - 13:59   jogos 2016,  
 

Bom, você deve estar muito animado pra jogar Uncharted 4, Street Fighter V, Star Fox, um novo Zelda (talvez), Overwatch, Quantum Break, Persona 5, Dark Souls 3, Mirror’s Edge, Final Fantasy XV (talvez) e The Last Guardian (bem talvez) entre outras coisas famosas de 2016. Talvez tenha até um console novo, sei lá.

Mas e o que mais tem em 2016? Quais podem ser as grandes surpresas do ano? Quem pode ser o Wendell Lira dos games de 2016? Repetindo o sucesso do post do ano passado que acertou a maioria (alguns acabaram sendo meio mais ou menos e alguns nem saíram mas é a vida, vários estão repetidos aí), segue esta lista meio ignorante com 50 jogos de 2016 que  talvez seja bom ficar de olho:

 

A Hat In Time

Plataformas: Windows/Mac

Lançamento: Tem gente jogando o Beta já, teve até no AGDQ então em breve… espero.

Trailer

Abrindo a lista pelo segundo ano consecutivo, um jogo de plataforma 3D como aqueles do Nintendo 64 que ninguém faz mais. Grant Kirkhope, da trilha de Banjo-Kazooie, está ajudando com algumas musicas.

 

 ABZÛ

Plataformas: PS4/Windows

Lançamento: 2016 ao que tudo indica

Trailer

O primeiro jogo da Giant Squid, estúdio do diretor de arte de Journey e Flower. Tem um estilo que realmente lembra um Journey no fundo do mar e como tal, é um jogo de exploração, só que no fundo do mar, onde você pode interagir com alguns bichos e fugir de outros.

 

Anchors in The Drift

Plataformas: Windows

Lançamento: Lá pro meio de 2016

Trailer

Um action-RPG que mistura personagens, cenários e coisas de vários lugares e épocas diferentes da História. Samurais na Segunda Guerra Mundial, Vikings no Egito Antigo, por aí vai. É o primeiro jogo da 5th-Cell sem Scribblenauts no título em um bom tempo, mas também promete bastante customização através de um sistema de cartas amplo pra você definir as características do seu personagem.

 

Battle Chef Brigade

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: Em algum ponto de 2016 dizem

Trailer.

Uma mistura de Master Chef com beat’em up. Um concurso de culinária num mundo cheio de monstros e magia onde os concorrentes tem que caçar os próprios ingredientes e impressionar os juízes! E é muito bonito também.

 

 

Besiege

Plataformas: Windows

Lançamento: Já está há um ano em Early Access mas ainda sem data definida pra versão final

Página do jogo no Steam

Early Access é um troço estranho. É possível que você já tenha visto algum youtubber famoso jogando Besiege, ele já está bem jogável, mas ainda falta um tanto pro jogo ficar pronto. Se você não ouviu falar, Besiege é um jogo sobre construir máquinas medievais para destruir castelos, mas com um sistema muito flexível que te permite construir desde simples catapultas até evangelions medievais.

 

Below

Plataformas: XONE/Windows

Lançamento: Era pra sair no final de 2015 então deve sair no primeiro semestre de 2016

Trailer

Mais um que já esteve aqui ano passado. Below é um roguelike sobre exploração fortemente inspirado no primeiro Zelda e um pouquinho de Dark Souls. A primeira vista não tem nada de inovador mas entra aqui pela grife da Capy que sempre faz jogos interessantes e diferentes como Sword & Sworcery e Super Time Force.

 

 

Bunker Punks

Plataformas: Windows

Lançamento: 2016 ao que tudo indica

Trailer.

Um FPS clássico, daqueles com coisas 2D tentando parecer 3D ainda. Com fases procedurais e um sistema de gerenciamento de base onde você constrói e cuida do seu bunker com coisas que você encontra no jogo.

 

 

Chasm

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4

Lançamento: No Steam tá dizendo 2016 então deve ser isso aí

Página do jogo no Steam.

Um Metroidvania, mais vania que metroid, que muda a cada vez que você joga. Já tem um tempo que a galera está esperando.

 

 

Crossing Souls

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: 2016

Trailer.

Uma mistura de Earthbound e filmes com adolescentes aventureiros dos anos 80 que conseguem falar com fantasmas do passado. É até um pouco educativo se você parar pra pensar.

 

 

Cuphead

Plataformas: Windows/XONE

Lançamento: 2016

Trailer.

Com visual de desenho dos anos 30, Cuphead é uma espécie de boss rush mode gigante de Mega Man. O numero de chefes é bem grande e a variedade de gameplay também, cada chefe luta com um estilo diferente.

 

 

Darkest Dungeon

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4/PSVita

Lançamento: Dia 19 de Janeiro!

Página do jogo no Steam.

Um RPG dungeon crawler onde você precisa se preocupar com o sanidade da sua party. Além dos efeitos tradicionais de RPGs, com o passar do tempo os membros do seu time começam a ficar estressados, paranoicos e desesperados entre outras coisas. É como se um psicologo fizesse um RPG.

 

 

DESYNC

Plataformas: Windows

Lançamento: “early” 2016

Página do jogo no Steam.

Um FPS coloridão, com estilo meio Tron, meio muito perigoso pra quem tem epilepsia e que incentiva o jogador a tentar ser criativo na hora de matar os inimigos.

 

 

Descent Underground

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: Já disponível no Early Access do Steam mas a versão final está programada pra Março

Página no Steam.

Com a nostalgia da década de 90 em alta e um monte de reboots e remakes por aí, por que não Descent? Não que alguém se importe com a timeline de Descent, mas Underground é uma prequel do FPS de navinha em corredores estreitos de 1995, bem mais moderno, claro.

 

 

EITR

Plataformas: PS4/Windows

Lançamento: 2016

Trailer

Um Diablo nórdico com esse pixel art moderno cheio de iluminação que a criançada de hoje tanto gosta.

 

 

Enter the Gungeon

Plataformas: PS4/Windows/Mac/Linux

Lançamento: 2016

Página do jogo no Steam.

Uma mistura de roguelike com bullet hell num sentido bem literal, os próprios inimigos do jogo são balas e tudo tem uma temática de arma de fogo. Fora isso o que me chamou atenção foi a grande variedade de armas: + de 200, incluindo algumas que atiram arco-íris, abelhas e tubarões.

 

 

Firewatch

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4

Lançamento: 9 de Fevereiro.

Trailer.

Criado por uma equipe de veteranos da Double Fine, Klei e Telltale, as aventuras de um guarda florestal solitário cuja unica companhia é uma outra guarda que se comunica por um walkie-talkie.

 

 

The Flame In The Flood

Plataformas: Windows/Mac

Lançamento: Já em Early Access então deve sair em alguns meses.

Página do jogo no Steam.

Criado por ex-membros da equipe de Bioshock, TFITF é mais um desses jogos de sobrevivência só que com historinha, começo, meio e fim. Um alagamento criou um grande rio e cabe ao jogador explorar todas as ilhas ao longo do rio, que vão mudando ao longo do jogo.

 

 

Ghost of A Tale

Plataformas: Windows/XONE

Lançamento: Em algum ponto de 2016, parece que agora vai.

Trailer

Zelda só que com um rato realista e um monte de animais realistas e na verdade não deve ser tão Zelda assim mas parece muito bonito.

 

 

Ghost Song

Plataformas: Windows

Lançamento: Até Março (talvez um pouco depois)

Página do jogo no Steam.

Um Metroid mais estiloso, com gráficos que parecem ser desenhados a mão e NPCs com voz! Está em desenvolvimento há bastante tempo e promete ser o Axiom Verge desse ano.

 

 

Gravity Rush 2

Plataformas: PS4

Lançamento: 2016….

Trailer

Continuação do melhor jogo de manipulação de gravidade do Vita. Quem não jogou o primeiro e não tem um Vita, não se preocupe que o primeiro jogo vai ser relançado pro PS4 no dia 3 de Fevereiro.

 

 

Hellblade

Plataformas: PS4/Windows

Lançamento: 2016 dizem

Trailer

O primeiro jogo da Ninja Theory desde DmC e o primeiro jogo “independente” do estúdio, sem ter que dar satisfação pra ninguém. Como os jogos anteriores da Ninja Theory e como implica o nome, Hellblade tem um foco grande em combate mas também tenta falar um sobre distúrbios mentais através da história de uma guerreira celta que ficou traumatizada após um ataque viking. Vamos ver aí.

 

 

Honey Rose: Underdog Fighter Extraordinaire

Plataformas: Windows

Lançamento: 2016 mas não tão cedo

Trailer

De dia uma estudante normal e de noite uma lutadora mascarada! Uma mistura de visual novel com beat’em up.

 

 

Hollow Knight

Plataformas: Windows/Mac/Linux/WiiU

Lançamento: Primeiro semestre de 2016

Trailer.

Um Metroidvania com insetos fofinhos e animação tradicional! Mas apesar de fofinhos, os insetos não parecem muito amigáveis não.

 

 

Hyper Light Drifter

Plataformas: Windows/Mac/PS4/PSVita/XONE/WiiU

Lançamento: Outuno de 2016 (agora vai!)

Trailer

Já no radar da galera há alguns anos e adiado algumas vezes, Hyper Light Drifter é um Zelda mais surreal, num mundo futurista em ruínas com um visual fantástico. Tudo indica que 2016 é o ano!

 

 

Iconoclasts

Plataformas: PS4/PSVita/Windows

Lançamento: Temos fé que esse é o ano

Trailer

Um Metroidvania cheio de ação e com um pixel-art extremamente detalhado em desenvolvimento desde 2011. O anuncio pro PS4 me fez ter esperança de que esse ano o jogo sai. Pra quem quiser, tem um alfa lá de 2012 disponível aqui.

 

 

Katana ZERO

Plataformas: pelo menos Windows

Lançamento: 2016

katanazero

Trailer

Uma espécie de Hotline Miami sidescroller, com um samurai e controle de tempo pra facilitar que você desvie e reflita balas com a sua espada. Mas ainda bem difícil, a ideia é que você seja perfeito mesmo.

 

 

A Lenda do Herói

Plataformas: Windows

Lançamento: Primeiro trimestre de 2016

Trailer

Começou como um video de um jogo cantado no Youtube e acabou virando um jogo de verdade. A ideia é que o narrador vá cantando o que o jogador for fazendo, se funcionar vai ser supimpa!

 

 

Little Devil Inside

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4/XONE/WiiU

Lançamento: Dizem que em 2016 mas vamos ver aí, acho difícil

Trailer

Com um dos trailers de Kickstarter mais emocionantes de todos os tempos, Little Devil Inside parece ter um pouco de Zelda, um pouco de Dark Souls e muito estilo, parece uma animação 3D dessas bonitonas aí. O trailer tinha barcos, trens, dragões, não sei bem o foco do jogo, só sei que eu quero!

 

 

MOÏRA

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: 2016 me disseram

Trailer

Com visual de jogo de Game Boy (porém com paletas adaptáveis), em MOÏRA (que se pronuncia Míra), você controla um mago que tem o poder de copiar as habilidades dos inimigos e combinar elas pra formar novas habilidades. Além de se transformar em animais para resolver puzzles.

 

 

Miegakure

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4

Lançamento: Com fé, em 2016

Trailer

Mais um que está em desenvolvimento há um bom tempo mas agora parece que vai. Miegakure é um jogo de plataforma/puzzle em 4D. Sim, 4D, quatro dê. Sabê FEZ? Aquele jogo que é 2D mas aí você pode usar a terceira dimensão pra ver o mundo por outros ângulos. Pense naquilo só que com uma dimensão a mais. Ainda é estranho né? Bom, por isso que tá demorando tanto pra sair.

 

 

Momodora IV

Plataformas: Windows

Lançamento: 2016

Não tem trailer mas tem uns gameplays por aí

O mais novo capitulo (que na verdade é uma prequel) da mais longa série de jogos brasileira! Tem um quê de Dark Souls e um estilo de arte um pouco diferente, com uns bonecos maiores e mais detalhado que os anteriores.

 

 

Tacoma

Plataformas: Windows/Mac/Linux/XONE

Lançamento: 2016

Trailer

Dos desenvolvedores de Gone Home. Gone Home só que no espaço. Tá, é um pouco mais que isso, acho. De qualquer forma tamo no hype pelas muitas historinhas espalhadas por um cenário com falta de gravidade.

 

 

Nier Automata

Plataformas: PS4

Lançamento: 2016

Trailer

A continuação de um dos melhores RPGs menos jogados dos últimos anos. Sendo desenvolvido pela Platinum, o jogo deve ter um pouco mais de ação que o original mas a Square-Enix promete que a parte RPG ainda está presente no jogo.

 

 

Night In The Woods

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4

Lançamento: 2016

Trailer

As desventuras de Mae, uma gata que abandona a faculdade e volta pra sua cidade natal onde ela reencontra velhos amigos de infância e tem que explicar pros pais o que ela está fazendo com a vida dela. E parece que tem uma floresta e um mistério em algum lugar… de noite.

 

Obduction

Plataformas: Windows/Mac

Lançamento: Já devia ter saído faz tempo mas parece que em 2016 vai (assim como muitos outros aqui)

Trailer

O sucessor espiritual de Myst, dos mesmos criadores do jogo original. Os visuais provavelmente não impressionam tanto quanto os de Myst na época mas acho que podemos esperar bons puzzles e alienígenas.

 

Quadrilateral Cowboy

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: 2016

qc_00008

Trailer

Um jogo sobre hackers no século XX. Com programação de verdade… ou quase.

 

 

Radio The Universe

Plataformas: Windows

Lançamento: era 2014… mas o projeto ainda vive e dizem que está nos finalmente

Trailer bem velho.

O outro Zelda futurista e cheio de luzes desta lista, só que esse parece um pouco mais sci-fi, mais dark, com armas, cigarros e tudo.

 

 

Rain World

Plataformas: Windows/Mac

Lançamento: 2016

Página do jogo no Steam

Num futuro pós-apocalíptico, você é um gato-lesma que deve explorar as ruínas de uma sociedade desconhecida, procurando recursos e fugindo de predadores para garantir a sobrevivência dos gato-lesmas.

 

 

Return of The Obra Dinn

Plataformas: Windows/Mac

Lançamento: Chutando que 2016

Não tem trailer mas tem uma demo do jogo aqui

O novo jogo do criador de “Papers, Please” te coloca em um navio abandonado e a sua missão é descobrir o que aconteceu com a tripulação. O jogo é em preto e branco mesmo, num estilo de arte que tenta simular os jogos monocromáticos dos primeiros Macintoshs.

 

 

Rime

Plataformas: PS4

Lançamento: Espero que 2016

Trailer

Parece ICO com Wind Waker, deixou todo mundo meio bobo quando apareceu pela primeira vez e anda meio sumido mas os desenvolvedores garantem que o jogo ainda existe e prometem novidades em breve.

 

 

Project Setsuna

Plataformas: PS4/PSVita

Lançamento: 2016 (No Japão sai dia 18 de Fevereiro já, caso você seja desses)

Trailer

Depois de muitos anos a Square-Enix finalmente se tocou que voltar a se dedicar a RPGs pode ser uma boa e criou um estúdio só pra isso. O resultado é “Ikenie to Yuki no Setsuna”, ainda sem nome oficial em inglês mas popularmente conhecido como Project Setsuna. A ideia da Square-Enix é que o jogo lembre os RPGs clássicos das duas empresas nos tempos do SNES. Setsuna inclusive usa um sistema de batalhas baseado no ATB de Chrono Trigger.

 

 

Shadow Warrior 2

Plataformas: Windows/XONE/PS4

Lançamento: 2016 em algum dia

Página do jogo no Steam.

A continuação do remake de Shadow Warrior, um dos FPS mais divertidos dos últimos anos. Agora com mais armas, mapas maiores com mais liberdade de movimento e um modo co-op pra 4 jogadores!

 

 

Skytorn

Plataformas: Windows/PS4

Lançamento: 2016 (Agora vai!)

Trailer

Começou como um Terraria com mais historinha e agora é bem mais historinha do que Terraria. A parte de sobrevivência ainda existe mas o foco é em ser um jogo de exploração num mundo procedural cheio de dungeons e mistérios.

 

 

Starr Mazer

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: 2016 provavelmente

Trailer.

Aventuras no espaço meio point’n’click, meio jogo de navinha, ambos como aqueles dos anos 90, cheios de belas animações em pixel-art, porém ambos procedurais! Mudando a cada nova jogada! Vamos ver como vai ficar isso aí de um adventure procedural.

 

 

Strafe

Plataformas: Windows/Mac/Linux

Lançamento: 1996

Trailer

Um FPS rápido e com poucos polígonos no melhor estilo Quake, porém com fases procedurais que mudam a cada jogada. A ideia aqui é que você se sinta em 1996 e veja muito sangue na tela. Um twist interessante é que todo o sangue que jorra dos inimigos e pinta todo o cenário também influencia o gameplay.

 

 

Unravel

Plataformas: XONE/PS4/Windows

Lançamento: 9 de Fevereiro

Trailer

O que a principio parecia ser um Epic Yarn genérico da EA se mostrou um jogo de plataforma/puzzle muito criativo usando a lã não só pra criar uma estética bonitinha mas também pra criar mecânicas diferentes. Pelo menos é o que parece nos vídeos e trailers, tem potencial.

 

 

VA-11 HALL-A

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PSVita/iOS

Lançamento: Breve

Trailer

Uma visual-novel/simulador de bartender numa distopia noir futurista animuxa. Como Blade Runner só que com mulheres com orelhas de gato e prostitutas androides que aparentam ter menos de 18 anos. POLÊMICA!

 

 

The Witness

Plataformas: PS4/Windows

Lançamento: 26 de Janeiro (Sim, é verdade, tem data!)

Página do jogo no Steam.

O novo jogo do criador de Braid, sobre uma ilha abandonada com uma porrada de puzzles pra resolver.

 

 

YIIK A Postmodern RPG

Plataformas: Windows/Mac/PS4/PSVita/WiiU

Lançamento: Fevereiro (com uma leve margem de erro)

Trailer

Descrito por alguns como “Earthbound com hipsters”, YIIK é um RPG que se passa nos anos 90, numa época onde a Internet ainda era uma coisa misteriosa, conhecida por poucos. Alguns destes poucos acabam se conhecendo e embarcando em uma ventura earthboundesca.

 

 

Yooka-Laylee

Plataformas: Windows/Mac/Linux/PS4/XONE/WiiU

Lançamento: Dizem que Outubro mas Kickstarter é sempre aquela coisa né?

Gameplay

O sucessor espiritual de Banjo-Kazooie, feito por vários ex-funcionários da Rare que trabalharam na época de ouro do estúdio. Ótimo pra quem sente saudades de jogos de plataforma 3D cheio de coisas pra colecionar. No pior caso ainda tem A Hat In Time.

 

===

Sim, tem jogo pra caralho aí. Muitos estavam na lista do ano passado e alguns com certeza vão estar de volta ano que vem, mas o ano acabou de começar, vamos ser otimistas né?

Com certeza ainda faltou alguma coisa e se você está animado pra algum jogo de 2016 que não foi listado por favor deixe aí nos comentários!

GAMESFODA

Sobre

Dono dessa merda e entidade transcendental de GAMESFODICE. Eventualmente assume forma humana como um programador barbudo ou um negão de dreads.
  • Diego Barboza

    O Unnamed Fiasco deve sair no primeiro trimestre também 🙂

  • Mighty no 9

  • Vilguemberg Malkavian

    99Vidas

  • Andre Asai

    RPG da Loud Noises, sai em 2016

    • Ansioso pra E3 (precisamos conversar).

  • maciel

    Tem Octopus City Blues, Witchmarsh e Omori (mais conhecido como “o jogo da Omocat”) também, fica a torcida pra que saiam até o final do ano

    • Omori é um q eu ia colocar ano passado mas vi que não ia sair mais em 2015 e acabei não colocando, esse ano eu esqueci mesmo.

  • Choranderson com as descrições e lançamentos precisos. <3

  • Paulo Henrique

    Agora só falta a lista de “Os Jogos mais antecipados de 2016 que você vai adorar criticar por causa de downgrade e bugs”, meu favorito já é “The Division”.

  • Me pergunto quem desses será o Undertale de 2016, no sentido de “eu passei só o olho e acabou virando a maior surpresa de todas”…

    Also, faltou o jogo do 99Vidas, prometido pra metade desse ano.

  • Berimbauzero

    Faltou ” A Última Lágrima”

  • Selerulf

    Sobre o Iconoclast, o Konjak falou no Twitter que o jogo não é um metroidvania como vem sido mencionado. O jogo consiste de fases interligadas que acredito poderem ser revisitadas mas não tem a estrutura de exploração de um metroidvania.

  • Thiago Costa

    Faltou nessa lista o SUPERHOT, aquele FPS no qual o tempo só avança quando você se movimenta.

    “SUPERHOT is currently on track for global release for PC / Mac / Linux and XBox One in Q1 2016.”

    https://superhotgame.com/

  • Alexandre Belmonte

    Ótima lista! Tem todos que estou esperando e ainda me alertou para outros que não sabia da existência!

    Aguardando aqui Darkest Dungeon principalmente. E torcendo para The Witness e Chasm saírem realmente nesse ano.

  • Roger Jr

    Half Life 3

  • CD falsificado de Playstation

    Eu sempre fico com um pé atrás com hype, então tirando Besiege (que já é Early Access), não espero absolutamente nada de nenhum desses outros. Não duvido nada que alguns serão retumbantes fracassos.

  • Babyface

    DRINKING GAME: tome um shot pra cada vez que você ler “procedural” nessa lista.

    Sério, desenvolvedores, que tara é essa?

    • HomemBarata

      Tem muito mesmo.

      É meio modinha mas de certa forma, tem um bom custo/beneficio. Aumenta bastante a “rejogabilidade” sem os desenvolvedores precisarem refazer o level design. Pros devs indies que não tem grana pra esbanjar é bom.

      • Babyface

        Isso, eu entendo. Só questiono se TODO jogo precisa disso. Jogos curtos, de cerca de 2 horas tem sido bem aceitos recentemente. Na minha opinião, vale mais uma boa experiência em poucas horas do que tentar esticar o jogo. Lógico: sei que pouca gente concorda comigo, especialmente porque americanos são famosos por avaliar o custo x horas de qualquer produto de entretenimento.

        Só achei que, esse ano, esse “problema” está muito evidente.

    • Homem-Animal

      Se quiser ficar doidão adiciona Zelda, Dark Souls e Metroidvania ao jogo.

  • Srflory

    Pokémon Prism

  • CDX

    Senti falta do Kriophobia também. =P #ajudaosbrotherindie

    http://www.gamesfoda.net/2014/12/kriophobia-um-toque-brasileiro-para-resgatar-aquele-survival-horror-de-raiz/

    Mas a lista tá do caralho, por mim podem fazer todo ano. =D

  • Gustavo Cardoso

    Ou seja, 2016 será o ano de Zelda, Metroidvania e Dark Souls =P

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.