10 anos após seu lançamento original, Mother 3 está finalmente vindo ao ocidente

  4/02/2016 - 13:40   Earthbound, Mother, nintendo,  
 

…é o que dizem inúmeras fontes. Incluindo a Eurogamer, que lista a história não como rumor, mas como relato jornalístico. (que é o único motivo pelo qual estamos reportando também)

Aqui no GAMESFODA a gente não costuma mexer com rumores, mas também não somos de pedra a ponto de fingir que não sabemos o que aconteceu. Após uma blogueira que tinha conexões íntimas com a Nintendo dar uma pista bem clara de Mother 3 deveria enfim estar vindo ao ocidente, um monte de gente mais importante do Camp Fangamer (o Fangamer também é responsável pelo Starmen.net, o maior fã-site de Mother) começou a dar confirmações também em uma série de tweets e conversas ao mesmo tempo que expressavam descontentamento com o fato de que o segredo foi divulgado. Como isso poderia dar sérios problemas à fonte dentro da Nintendo que tenha vazado a informação, a maior parte desses tweets foi deletado e mesmo algumas contas foram apagadas. ): (acordos de não-divulgação existem por um bom motivo, gente!)

Você pode conferir o desenrolar da história aqui, no NeoGAF. O tópico já está trancado, e certamente não vale a pena mexer em mais ossos por isso; mas achei importante botar aqui apenas por vias de esclarecimento/informação de como tudo aconteceu, e pra mostrar que em certos âmbitos profissionais, segredo é segredo mesmo.

Após o segredo ter sido “relevado”, hoje de manhã o site britânico Eurogamer comentou e confirmou que havia ouvido a mesma história internamente. Segundo o que lhes foi dito, o jogo vai ser lançado no Virtual Console do Wii U em comemoração do 10º aniversário do lançamento japonês. Para todos os efeitos, vale lembrar: o jogo foi originalmente lançado em 20 de Abril de 2006 para o GBA, e a sua versão original já foi lançada no Virtual Console japonês há uns meses atrás, então é notório que isso se trata de uma versão que não a oriental. Segundo outras fontes, a localização do jogo está sendo feita pela Nintendo of Europe (o que justifica, possivelmente, uma versão multilinguagem e não apenas em inglês).

Por um lado, é sempre interessante ver como toda essa história se desenrolou. Mother/EarthBound por muito tempo foi veemente ignorado pela Nintendo ocidental devido, acreditamos, ao fracasso comercial de EarthBound quando foi originalmente lançado no Snes em 1995. É plausível (se não absolutamente óbvio) falar que nenhum desses burburinhos ou mesmo relançamentos nunca teria acontecido se não fosse pela inclusão de Ness e posteriormente Lucas nos jogos da série Super Smash Bros, também da Hal. Laboratories, já que foram eles que trouxeram à atenção de muitíssima gente (eu incluso) quem são esses moleques de bonés de baseball e topetes pra cima que usam magias psíquicas. Então a popularidade dos jogos, bem como as reações do DLC de Lucas em Smash for Wii U/3DS e o  desempenho dos relançamento de EarthBound e EarthBound Beginnings no Virtual Console certamente tiveram um dedo nisso.

É notável também que a Nintendo de hoje em dia tenta uma aproximação mais casual e nivelada com as suas fanbases mais eufóricas, ao invés de se manter em um pedestal; a presença de três títulos da Nintendo na EVO (que em pleno 2013 tentou banir a transmissão do campeonato de Melee) é outra prova de que estão tentando mudar sua relação com o público.

Mas enfim. Eu gostaria que essa notícia fosse uma notícia sobre um lançamento oficial, com trailers bonitinhos e tudo o mais como a Nintendo gosta de fazer, mas não foi esse o caso. Seja como for, é notório que Mother 3 está vindo aí. Há quem se pergunte se a tradução de fãs vai ser utilizada no lançamento oficial, algo que eu acho improvável  – por mais que a tradução de fãs seja espetacular a um nível profissional a Nintendo ainda não é a Nihon Falcom, e eles costumam ser muito protetivos de suas propriedades intelectuais, então licenciar uma tradução de fãs poderia dar problemas legais a longo prazo. Eles tem núcleos de traduções e localizações por esse exato motivo. Algo que eu não duvido, todavia, é que eles estejam em contato direto com o Tomato (autor da tradução de fãs) para manter a terminologia de determinadas características. Bom, nunca se sabe.

Eu também não duvido que certas coisas, tal como o próprio patch de tradução do Mato e o fangame Mother 4 (que não posta updates desde Outubro, aliás) venham a sumir nas próximas semanas ou meses, então… só dizendo. Outras coisas que poderiam ser dignas de controvérsia (como as Magypsies, por exemplo) eu acredito que já não seriam tanto problema. Tanto EarthBound quanto EarthBound Beginnings já receberam uma classificação “Teen” pela ESRB mesmo, então eu acho que isso não vai ser muito problema.

Bom, chega de papo. É isso: Mother 3 no ocidente. Um dos melhores JRPGs tradicionais dos últimos 10 anos (eu só não digo “o melhor” porque senão os fãs de Persona 4 iam sair à minha caça) (mas acho o melhor, sim) vindo aí com 10 anos de atraso. Se você gostou de EarthBound, jogue. Se você gostou de Undertale, jogue. Se você pode, jogue.

Pelo amor de Deus, só joga essa porra de Mother 3, vai. Nunca te pedi nada.

Fonte: Eurogamer, e só ela mesmo.

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia, finge ser escritor, e acha que entende alguma coisa sobre game design.
  • Mr. X

    Jogaria com todo prazer se saísse pro 3ds. Por mais que seja uma parada foda ver a nintendo lançando mother 3 no ocidente, limitar isso ao wii u é mais um tiro no pé.

    • Tony Horo

      Eles tão perdendo dinheiro. Não deve custar muito o port pro 3DS. Podiam fazer um collection com os 3, com widescreen e menus na touch screen, etc.

      MAS NAAAAAAAAAAAAO vamo lançá pro WiiU que 3 pessoas possuem.

    • Gabriel Barbier

      O 3ds não tem Virtual Console de GBA, se sair só no Wii U mesmo…

  • A pergunta que ninguém nunca respondeu, nem teve coragem de adivinhar:

    Como ele vai se chamar por aqui?

    • Neozao

      muito provavelmente Earthbound alguma coisa. Earthbound 2, Earthbound: Final, etc

      • Se for Earthbound Endings pra remeter a como o Mother 1 ficou aqui, eu vou ficar com uns feels conflitantes.

    • Rod

      Eu realmente acredito que vão acabar mantendo o nome “Mother 3” de algum modo, talvez adicionando algum subtítulo que ligue a EarthBound. Depois de literalmente UMA DÉCADA de gente e a própria Nintendo se referindo ao jogo como Mother 3 por causa do Lucas em Smash, seria meio sem noção eles largarem todo esse boca-a-boca pra simplesmente reverter tudo e dar um nome diferente pra manter a continudade.

      • Tony Horo

        Earthbound: Dream Match Never Ends

    • Mateus Massa

      Mainha 3

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.