Final Fantasy XII: The Zodiac Age é o remaster de FFXII que todos nós esperávamos

Demorou – mais de uma década, para ser preciso – mas finalmente chegou. Ou, melhor dizendo, tá vindo.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é o nome da remasterização do clássico Final Fantasy XII, do PS2. Naturalmente, esse remaster é baseado na versão International Zodiac Job System, de 2007, que foi lançada apenas no Japão e contava com melhorias significativas; em especial o Job System, que dava classes a cada um dos personagens e rebalanceava todo o jogo a partir disso (no original todos compartilhavam do mesmo tabuleiro de progressões), além de um botão de turbo (mapeado pro L2) que fazia o jogo se tornar insanamente rápido e permitia você grindar/percorrer grandes distâncias bem mais facilmente.

Outras atualizações incluem gráficos e arte em maior resolução (naturalmente), a opção de escolher entre áudio em inglês e japonês (ao menos na versão japonesa, que foi a única anunciada até agora), escolher entre a música original e uma versão regravada – a Basiscape, empresa de Hitoshi Sakimoto, também responsável pela composição de FFXII, confirmou isso em um tweet -, vozes e diálogo em melhor qualidade (o original sofria de bastante compressão devido ao espaço em disco), e outras melhorias como auto-save e loadings mais curtos.

O modelo dos personagens parece ser o mesmo do original, ao invés dos modelos atualizados de FFX/FFX-2, mas eu diria que isso é compreensível já que os modelos (bem como texturas) eram absolutamente INSANOS para o PS2. Emulação já mostrava o quão inacreditável o jogo ficava em uma alta resolução, mas essa é a primeira vez que temos acesso a algo assim oficialmente da própria desenvolvedora.

O vídeo em si comenta apenas sobre uma versão PS4 do remaster, mas considerando que o trailer é direcionado ao público japonês (não houve um anúncio ocidental oficial até agora) e a Square-Enix tem lançado todos – TODOS – os jogos da série no Steam, eu diria que ao menos uma versão pra PC é garantida. Não sei quanto ao Xbox One, mas ele estará recebendo tanto FFXV quanto KH3 – isso aí só vamos saber quando a S-E americana ou européia abrir a boca, de fato.

Final Fantasy XII é um jogo que considero muito importante pra mim por diversos motivos. Fez eu comprar um PS2 exclusivamente para ele – DUAS VEZES – , me apresentou formalmente Hitoshi Sakimoto, cujo trabalho eu já amava pelo Ogre Battle 64, e me ensinou a ter um olhar mais crítico e nunca confiar cegamente em opiniões de internet – ou, melhor dizendo, confiar mais na minha própria. É um jogo comumente definido como “flawed masterpiece”, e mesmo sendo fã, não tenho como negar – a história de confronto político meio que desaba para “precisamos pegar os cristais!” da segunda metade pra frente, deixando bem claro o ponto de partida de Matsuno da direção, e o último terço do jogo sofre de um problema sério de pacing, onde só te jogam dungeons e mais dungeons com pouca exposição de história para aumentar o tempo de jogo (algo que teria ficado melhor como conteúdo opcional). A versão International (que também já joguei) corrige alguns desses problemas, mas não todos. Ainda assim, é um jogo sensacional, com uma criação de mundo incomparável e mais qualidades do que defeitos.

Escrever essa notícia me deixa realmente feliz, já que é um dos jogos que mais tenho esmero e me ensinou muita coisa, dentro e fora da mídia. Então, é isso: Final Fantasy XII: The Zodiac Age, vindo em 2017 para PS4. Um remaster que muitos de nós esperávamos, e se duvidar, até merecíamos.

Qualquer próxima notícia comentamos aqui. Até lá.

UPDATE: Confirmado para o ocidente. Ainda é só PS4, por enquanto. A opção de ter dublagem em inglês e japonês não é mencionada no press-release, o que mostra que talvez seja exclusiva do Japão. (em tempo: a versão International japonesa original do PS2 só constava com a dublagem americana)

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia, finge ser escritor, e acha que entende alguma coisa sobre game design.

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.