As lições de vida de Skyrim

Por GAMESFODA | 13/12/2011 – 15:35


Com todo esse falatório sobre jogos serem ou não arte, muita gente se pergunta se o ato de jogar videogame pode ensinar algo de valioso a um indivíduo. Sabemos que jogos podem ensinar uma dona de casa a tocar bateria ou mostrar para um garoto de 13 anos como mutilar prostitutas usando uma serra elétrica em plena luz do dia, mas será que eles podem trazer verdadeiras lições de vida? Brincar de joguinho eletrônico pode agregar valor e fazer de você uma pessoa melhor e mais consciente?

Para mostrar que sim, usarei como exemplo aquele que foi eleito o melhor RPG ocidental com dragões do mês de novembro: The Elder Scrolls V: Skyrim. Com ele aprendemos que lobos podem atravessar o chão do nada e que Orcs usam tanguinha debaixo da armadura, mas não bastasse isso, ainda temos inúmeras lições inestimáveis e mensagens que iluminarão a humanidade por várias gerações (de consoles). Apresento a vocês quatro importantes lições retiradas desta obra prima da Bethesda, listadas por ordem de desorganização.

1) Humildade sempre

Ser o DRAGONBORN em Skyrim é como ser uma sub-celebridade da internet: quem conhece o motivo por trás da sua fama tende a te achar legal, te respeitar e tudo mais, mas o resto do mundo está pouco se fodendo. Você não deixa de ser assaltado só por ser a esperança de salvação do mundo. Ursos e trolls (que às vezes são mais fortes que dragões) vão continuar te descendo o cacete do nada. Gigantes vão te tratar como se você valesse menos do que uma cópia pirata de Daikatana.

Aqui, Skyrim nos ensina a importância da humildade. Não importa quantos dragões você tenha matado na vida, sempre haverão pelo menos 347 pessoas/bichos/coisas no mundo mais fortes do que você.

2) O cavalo é o melhor amigo do homem… ou do elfo

Muito acima dos ursos, dragões ou trolls, estão os cavalos, os animais mais fiéis e corajosos de Skyrim. Não importa se você está lutando contra um bandido aleatório ou um dragão gigantesco, seu cavalo sempre avança pra te proteger com tudo que tem, sem hesitação ou medo da morte. O mesmo cavalo que te carrega por horas sem nunca demonstrar cansaço, que sobe e desce montanhas sem reclamar, muitas vezes desafiando as leis da gravidade, e que não fica puto se você acertar uma bola de fogo ou uma flechada nele sem querer.

Se há alguém em Skyrim que sempre estará ao seu lado, é o cavalo. A Bethesda deixa com isso uma bonita mensagem aos jogadores: valorize seu melhor amigo. Principalmente se ele tiver sido comprado por 1000 moedas de ouro.

3) Pessoas ficam menos sociáveis dentro de cavernas

Pessoas que vivem em cavernas e ruínas são extremamente paranóicas (elas devem ter um bom motivo pra viver em cavernas afinal). Nenhuma delas nunca veio perguntar quem eu era ou o que eu estava fazendo ali. Todas já vêm direto pra porrada, muitas vezes em grupo. Tudo bem, eu estou invadindo a casa do cara e o mundo está cheio de criaturas estranhas, principalmente nessas partes isoladas. Eu poderia ser uma aranha gigante, um zumbi ou um Geodude shiny.

O foda é que mesmo depois de chegarem perto e concluírem que não sou nada disso, elas continuam descendo lenha e não desistem até a morte. Seria essa uma alusão à ignorância cega da mitológica caverna de Platão? Bom, o importante é que com isso eu entendi por que ninguém entrega correspondência em grutas e ruínas antigas no fim do mundo.

4) Flecha no joelho: um drama

Por toda Skyrim os guardinhas gostam de tirar sarro da sua cara dizendo coisas como “tô de olho, hein?” ou “grandes merda você soltar uma magiazinha”. Contudo, alguns mais simpáticos gostam de falar do passado, contando que um dia foram aventureiros, mas acabaram tomando uma flechada no joelho. Isso nos ensina duas coisas importantes:

A primeira delas é que os fisioterapeutas deveriam ser mais valorizados. Pra provar tá aí o Ronaldo que zuou o joelho duas vezes e deu a volta por cima sendo campeão do mundo. Percebam que nem a magia compensa a falta que a fisioterapia faz no mundo.

A segunda lição que tiramos disso é que ser soldado é uma das profissões mais tranqüilas de Skyrim. Qualquer um pode exercer a função mesmo com o joelho zoado, não podendo nem correr. Acho que isso explica por que os ladrões do jogo são tão bem organizados.

Conclusão: o jogo tem uma?

No fim das contas, a lição mais valiosa de Skyrim é: eu nunca vou conseguir completar tudo nessa merda. Mas mesmo assim todos nós somos expostos a muitas lições valiosas. Jogos podem te fazer pensar, refletir e aprender, da coisa mais retardada à mais pseudo-intelectual. A Bethesda fez um jogo gigantesco com 600 horas de sidequests bizarras porque queria que ele fosse, assim como a vida, um eterno aprendizado. Ou não.

 Artigo originalmente publicado em 05/12/11 no portal Gameworld.

Veja também



Compartilhe

Comentar

Não há nenhum comentário até agora. VOCÊ pode ser o primeiro!

1 Comment

Deixe um comentário

Você precisa estar logado to post a comment.