Qual é o Cidadão Kane dos Video Games?

Por Tuba | 04/07/2013 – 15:11

Toda vez que aparece um jogo um com uma qualidade acima da média, começam a repercutir pela Internet gritos de que “AGORA VAI!”. Vários jornalistas e jogadores se emocionam ao pensar que agora os video games terão o reconhecimento que merecem, porque esse jogo é foda, esse jogo é o cara, esse jogo é… O CIDADÃO KANE DOS GAMES!

Recentemente vimos o fenômeno acontecer com The Last of Us (O Último dos Estados Unidos), com algumas grandes publicações chamando o jogo de “Cidadão Kane” e dizendo que ele é revolucionário (aqui nós gostamos do jogo, mas… nada nesse nível, como você pode ler na crítica do Hynx). Mas este “meme” já é bem mais antigo e recorrente que isso.

Mas o que exatamente significa o jogo ser O CIDADÃO GAME DOS KANES???

Pra quem não é tão ligado em cinema, Cidadão Kane é um filme de 1941, dirigido, produzido, escrito e estrelado por Orson Welles! O filme conta a história de Charles Foster Kane, um dos homens fictícios mais ricos e poderosos dos EUA, dono de vários jornais, envolvido com a política, praticamente um Roberto Marinho norte-americano. Bom, o filme é considerado o melhor da história do cinema por vários críticos e, se você nunca viu, puta que pariu, vá ver!

E é mais ou menos assim que muitos usam o termo nos jogos: simplesmente para dizer que um jogo é excepcionalmente bom. Só que Cidadão Kane não ficou marcado apenas por ser um ótimo filme. Orson Welles e sua trupe revolucionaram a linguagem cinematográfica com várias técnicas novas ou pouco utilizadas até o início da década de 40.

A narrativa faz algo bastante atípico em qualquer filme até então, contando toda a história do milionário por flashbacks, cada um de um ponto de vista diferente e às vezes até conflitante, mostrando que o personagem não é simplesmente bonzinho ou mauzinho. O filme faz um grande uso de ângulos de câmera baixos, mostrando o teto dos cenários (algo raro e terrível pra equipe de som e iluminação, que não tinha onde colocar os holofotes e microfones), além de popularizar o “deep focus” (técnica pra mostrar nitidamente até o que está mais a fundo na cena). Fora o uso de várias técnicas que Welles trouxe do rádio pro cinema na parte de efeitos e trilha sonora.

Seguindo essa lógica, nós já temos não um, mas vários “Cidadão Kane”: Super Mario Bros, Tetris e Wolfenstein 3D, por exemplo, são bons jogos até hoje, influenciaram a indústria de várias maneiras e foram mais revolucionários do que qualquer jogo lançado nos últimos cinco anos. Aliás, é difícil saber se um jogo novo terá alguma influência na indústria nos próximos anos como Kane teve na sua época. O próprio filme só foi ser reconhecido como “O Cidadão Kane dos filmes” depois de algum tempo.

E um jogo do Cidadão Kane?

Acho que a pergunta mais interessante não é “qual é o Cidadão Kane” mas sim…

Os jogos precisam de um Cidadão Kane?

Qual é o Super Metroid dos filmes? Qual é a Nona Sinfonia da Literatura? Qual é a Monalisa da música? Não sei. E ninguém se importa porque as pessoas envolvidas em outros meios artísticos têm noção de que cada forma de arte é diferente e não faz sentido ficar comparando uma com a outra. Os jogos não são simplesmente uma evolução dos filmes, como alguns parecem achar. São uma mídia completamente nova e pouco explorada, ainda mais complexa que o cinema.

Essa busca pelo jogo definitivo revolucionário é um reflexo da necessidade de autoafirmação que existe na ~comunidade gamer~. Críticos de video game querendo mostrar pros críticos de cinema que eles também têm obras de arte sofisticadas, que video game não é coisa de criança e que eles não estão jogando a vida deles fora se dedicando a isso, sendo que a verdade é que ninguém fora a própria comunidade se importa.

Pensando bem, jogos de filme costumam ser bem ruins :/

Não nego que seja divertido ficar procurando analogias entre as duas formas de arte, mas é tão inútil quanto ficar inventando uma cronologia oficial pros jogos do Mario. Os jogos precisam tanto de um Cidadão Kane quanto o cinema precisa de um The Last of Us.

Quando todo mundo perceber isso, enfim teremos o momento do “AGORA VAI”.

Arthur “Tuba” Zeferino: … Rosebud…

 

Compartilhe

Comentar

Não há nenhum comentário até agora. VOCÊ pode ser o primeiro!

28 Comments

Deixe um comentário

Você precisa estar logado to post a comment.