A tretta da Bayonetta – uma opinião GAMESFODA sobre o assunto

  19/09/2012 - 20:22   bayonetta, platinumgames, WiiU,  
 

Bom, já faz um tempinho desde que tivemos uma episódio desses. Acho que o último foi a controvérsia do final de Mass Effect 3; mas já houveram uns bem mais clássicos antes dele, tais como Dragon Quest IX no DS e Final Fantasy XIII no 360.  Pra quem não sabe do que eu estou falando (erm… alguém?), trata-se do recente furor sobre Bayonetta 2. A sequência do original Bayonetta (obrigado, Reggie) era um jogo bastante esperado pelos fãs, mas haviam poucas notícias sobre sua existência e alguns rumores sobre seu cancelamento. A bomba veio na semana passada, quando nós descobrimos que o jogo está bem vivão e continua em desenvolvimento, mas – surpresa! – sairá exclusivamente para o novo console da Nintendo, o Wii U.

Essa notícia acabou levantando muitas sobrancelhas ao redor do globo, além de franzir muitas outras. Indo da completa estupefação à ira dos revolucionários de sofá, o anúncio da exclusividade do jogo (não o teaser, galera mal ligou pra ele) certamente causou uma comoção, o que era exatamente o que a Nintendo queria fazer no fim das contas. Acho que certas reações, assim como o que essa jogada significa para o futuro da empresa, merecem um diálogo e quem sabe uma outra perspectiva.

Vamos começar pelo começo: o primeiro Bayonetta era um excelente jogo de ação para 360 e PS3 feito por Hideki Kamiya, e o título de maior sucesso da PlatinumGames até hoje (o que não quer necessariamente dizer que ele foi um blockbuster). Talvez mais do que pela sua qualidade, o título acabou sendo muito comentado no meio pela disparidade entre as suas duas versões – o 360 foi a plataforma original de desenvolvimento, enquanto a versão PS3 recebeu um port bem meia-boca pela Sega. O port tinha uma performance significativamente inferior em quase todos os aspectos, chegando ao ponto de ter loadings até pro menu de pause. Daí, por mais que o jogo fosse excelente, ele acabou sofrendo aquela síndrome de estudante do colegial que passou por uma experiência vergonhosa um dia e fazem questão de lembrar isso durante todo o resto da sua vida. Só falar o nome dele já era combustível suficiente para uma guerra entre a galera que levanta bandeira de console.

Então, né. Anos se passaram, e os poucos rumores cercando a existência de Bayonetta 2 nunca eram muito conclusivos. Já os rumores de seu cancelamento, bom, eles eram tão vagos quanto. A verdade é que no fim das contas nós não sabíamos porra nenhuma sobre o jogo. Nisso, quando o último Nintendo Direct do nada passou de “mas esse controle é caro pra caralho hein” para “ei, galera, olha só esse teaser de Bayonetta 2 que está vindo EXCLUSIVAMENTE PARA O WIIU e SOMOS NÓS QUE ESTAMOS PUBLICANDO ESSA PORRA”, foi um negócio tão aleatório que a internet meio que explodiu com tamanho mindfuck.

Os fanáticos, em especial, eles agiram assim:

Não tentem fazer isso em casa

Surpresos com a notícia? Bom, acho que todo mundo. Maravilhados? Uma bela parte, de certo. Enfurecidos? Um monte.

O esquema é o seguinte: primeiramente, a notícia foi um grande choque pois representou uma ação ousada pela parte da Nintendo; uma companhia que arrisca bastante com seus hardwares, mas não é de ousar muito no que se refere a incrementar o seu catálogo (porra, os fãs quase  tiveram que implorar para que a empresa localizasse alguns dos seus próprios jogos). Segundo, ela botou alguns HARDCOER GAEMRZ contra a parede ao determinar que a única oportunidade deles jogarem Bayonetta 2 é se eles comprarem o tal do novo Wii U. Foi o primeiro grande título Third-Party que antes era multi a ser anunciado como exclusivo, o que é algo bem diferente de apenas ter uma versão diferenciada de jogos que já estavam disponíveis em outros sistemas. Foi chocante pois, para muitos, essa foi a primeira notícia que de fato tornou o console relevante.

Bom, é a partir daqui que as coisas ficam feias. Posts de fãs emputecidos em fóruns são a norma – é só um modo previsível da galera desabafar um pouco e agir de forma infantil, mas isso é de pouca importância. Mas quando você chega ao ponto de pessoas mandarem insultos diretos via Twitter ao supervisor do jogo (ha!) ou então fazem páginas clamando que “boicotar Bayonetta 2 é o CERTO a se fazer“, você começa a questionar se milhões de anos de evolução não foram o suficiente para certos espécimes.

Classe.

Vendo comportamentos tão infantis mundo afora, acho que existem certas coisas que são importantes de se manter em mente nesse meio. Antes de tudo, que videogames são uma indústria, e como toda a indústria, eles visam o lucro. Jogos não são feitos apenas para te divertir em um mundo cor-de-rosa onde tudo é maravilhoso. Eles são um produto em meio a um mercado competitivo e você tenta chegar na frente do modo que lhe for possível. Olha: a verdade é que ninguém gosta, de fato, de ter que gastar dinheiro em um novo sistema. Eu não gosto, você não gosta. Mas é por isso mesmo que as empresas vão mover as suas forças para os novos consoles, comprar exclusividades, e coisas do tipo: pra te convencer a comprar aquele novo sistema. É assim que o capitalismo funciona, meu amigo.

Eu sei que o que foi comentado no paragráfo acima é óbvio, mas acho estranho ver como tem gente – adultos, tecnicamente – que não conseguem lidar com um só pingo de frustração. É um negócio bizarro, e ver tanto mimimi e backlash a cada vez que algo não sai como desejávamos mostra uma imaturidade absurda, o que só deixa a situação mais escrota para quem gosta de jogos mas tem a cabeça no lugar. A impressão que tenho é que eles não estão frustrados com o fato de que não poderão facilmente jogar Bayonetta 2, mas estão apenas reclamando porque uma possibilidade que antes lhe era praticamente certa foi retirada de suas mãos. É como uma criança que chora porque ela queria o brinquedo que estava em exposição em uma loja – a criança, naturalmente, não sabe se ela pode ter o brinquedo ou não, ela só sabe que ela quer aquela porra e pronto. É uma atitude estupidamente infantil e vergonhosa.

Acho que a informação mais crucial de todas é a de que Bayonetta 2, para todos os efeitos, havia sido cancelado. E como a gente já bem sabe, coisas canceladas não costumam voltar à vida; se o negócio foi mandado pra gaveta, é porque por alguma razão não estavam botando fé. Apesar de nada ser confirmado, tudo nos leva a entender que o jogo foi “revivido” a partir dessa parceria de publishing com a Nintendo. Então, né, se não fosse pela Nintendo, você provavelmente nunca teria um Bayonetta 2 para reclamar, nem hoje, nem daqui a alguns anos.

Mas o melhor é quando vamos pra Bayonetta

Eu compreendo que é uma droga quando as coisas não vão do jeito que esperamos. Eu, mesmo, curtiria imensamente se eu pudesse jogar Bayonetta 2 em um dos sistemas atuais, mas infelizmente não rolou. Em uma perspectiva de negócios, é uma excelente sacada tanto pra Nintendo quanto pra PlatinumGames, mesmo que seja um negócio meio salgado pra todos nós (principalmente aqui no Brasil, onde os consoles custam o olho da cara).

Eu só acho que ao invés de ficar xingando a mãe do desenvolvedor no Twitter, a comunidade deve parar pra pensar entender um pouquinho o porquê das coisas terem saído como saíram. Ter Bayonetta 2 exclusivamente para o novo console da Nintendo pode até não ser aquilo que nós desejávamos, mas definitivamente é melhor que o jogo ao menos exista e nós possamos jogá-lo algum dia do que se ele fosse cancelado por completo e a franquia fosse engavetada e eternamente esquecida. Alguém discorda?

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia mas finge ser comunicador. Acha que entende alguma coisa sobre design de games.
  • http://twitter.com/JardesonBarbosa @JardesonBarbosa

    Eu acho que é uma situação sem perdas. Se não fosse lançado no Wii U, os que xingaram no twitter não iam jogar, porque o jogo foi cancelado. Lançando no Wii U eles continuam não jogando, mas outras pessoas mais evoluídas poderão jogar, se quiserem comprar um console novo, claro. Ninguém saiu perdendo, para quê essa fúria toda?

  • meninuigu

    Concordo demais! 🙂

    Eu fiquei super feliz por haver uma continuação que eu já havia desistido de procurar saber mais detalhes, uma vez que era algo incerto e que nunca veria à luz do dia. Mesmo comprando um console novo, mesmo me fazendo falir, mesmo sendo cético com a Nintendo, eu talvez compre, caso comecem a vender. É uma oportunidade de conhecer o lado hard gamer da Nintendo, e isso vai ser bem bacana. 😀

    Agora, é uma pena que as pessoas percam a cabeça e simplesmente ajam como se fossem crianças mimadas (não que não aja assim de vez em quando, mas temos de saber lidar com as frustrações da vida).

  • Anarcker

    Concordo plenamente. Quando eu vi o anúncio eu "pulei de alegria". Adorei o primeiro (apesar de não ter jogado todo) e espero que esse segundo seja extremamente bom. O

  • http://www.facebook.com/guilherme.sksonic Guilherme SkSonic

    INSISTEM PARA FAZER UMA CONTINUAÇÃO // RECLAMAM PORQUE É EXCLUSIVO.
    As pessoas precisam pensar um pouquinho :~ E parabéns por terem tocado no assunto

    • leandroleonbelmont

      é porque as massas são Caixistas e Sonistas. e também da onde o game se originou.

      imaginem se o próximo Mario, ao invés de sair para o WiiU, saísse para o PS3 por algum motivo….

      aí os Nintendistas estariam reclamando.

      simples assim

  • http://www.facebook.com/pulsotwero Samir Montalvão Fraiha

    Quando soube da notícia (como fã e até esperava que a continuação riia sair pra PS3 e 360) só pensei (exclusivo pro WiiU? poxa…)mas aí comecei a pensar nas possibilidade com o gamepad e adorei!
    Não xinguei Kamiya e o mundo, não era o que eu esperava, mas com certeza vai ser melhor!
    Estava considerando em comprar o WiiU mesmo.

    Mas uma coisa eu fico na torcida; com esse exclusivo, maiores as chances da Bayonetta entrar pro smash do WiiU, alguém mais?

  • https://www.facebook.com/alexandre.lemke Alexandre Lemke

    Eu acho muito engraçado gente que não tem o WiiU boicotar um jogo pra WiiU.

    É como se eu boicotasse Alan Wake porque ele não foi lançado pro PS3, sendo que eu não compro jogo do X-Box de qualquer forma.

  • http://mixplayers.blogspot.com.br/ Poison PinkField

    Blog foda, artigo foda. Beijos e fodas para todos que escrevem. Amo-vos. #FÃLOKA

  • Danilo Salvego

    A questão dos exclusivos vai sempre ser motivo para discussões infinitas. Eu particularmente sou contra a política. Não sei se God of War realmente fez com que vendessem mais PS3 no mundo. Uncharted, Infamous e outros, todos juntos, será que batem a vontade de bater um MW3 com os amigos no Xbox? Bom, eu não tenho números para discutir, mas será mesmo que Bayonetta 2 vai mesmo vender WiiU a rodo só pq não vai sair em outr console? Ei você super fanboy de Bayonetta, vai comprar o WiiU?

    No final das contas, eu acho que exclusivos só ferem a comunidade. E todo mundo sabe que o que dá grana MESMO são games, não consoles. Você não compraria todos os Marios se tivessem eles para PS3? Eu compraria AGORA.

  • http://gamesmaneiros.wordpress.com/ André Leonardo

    Embora não tenha gostado de cisão de tornar o game exclusivo da Nintendo, temos que aceitar que o mundo dos negócios funciona dessa forma. Se pensarmos que o projeto havia sido cancelado, realmente foi uma decisão correta da Platinum ao trazer o game de volta, mesmo que para uma plataforma. __Certamente demorarei pra jogar, até porque não pretendo comprar um Wii U no lançamento, mas quem sabe se o console se tornar uma plataforma confiável eu não acabe comprando e jogando Bayonetta 2 algum dia.

  • leandroleonbelmont

    eu também fiquei surpreso com Bayonetta 2 no WiiU, . mas…é a Nintendo que estamos falando.
    sangue e nudez parcial tinha no game aos baldes e eram metade da graça do game, será que a Nintendo vai manter o que o game era antes?

    sei não….não estou botando fé

    • leandroleonbelmont

      “E ainda por cima Tatsuya Minami presidente e CEO da Platinum vêm com um papinho de que o Wii U vai ajudar a franquia a se tornar mais forte”

      hahahahhahaahahhahahahahahhahahah!!!!

      é piada, só pode.

      olha, nada contra o WiiU. comprem quem quiser, mas a franquia Bayonetta teve para PS3 e Xbox. como vai alcançar a fama tornando-a exclusiva da Nintendo? ela espera que os Caixistas e Sonistas venham ao console só para jogar com a bruxa novamente? pois vão quebrar a fuça e bonito. pois de mulheres sensuais em seus jogos, o Xbox e PS3 tem aos baldes

      e a empresa talvez faça a nova continuação usando a Cerezza, a criança interior de Bayonetta e transformar numa aventura fofinha…e talvez interagindo com Mario,Link,Zelda ou Fox.

      MAW GAWD!!

    • AtomicLoli

      Você não deve ter visto nenhum vídeo de Ninja Gaiden 3 no Wii U né?

      • http://twitter.com/cybertechwyvern @cybertechwyvern

        mas Ninja Gaiden é Carnificina e não duvido nada que daqui até o lançamento do novo game do Ryu Hayabusa, eles censurem alguma coisa.

        você jogou Dead Rising para o Wii? pois é, um exemplo.

        • http://www.facebook.com/homembarata Arthur Zeferino

          Dead Rising no Wii é aquela merda pelas limitações do console, nada a ver com a Nintendo…

          Desde os tempos do SNES q a Nintendo não censura essas coisas. House of the Dead Overkill, No More Heroes e MadWorld são cheios de putaria e sangue e são (ou um dia foram) exclusivos do Wii…

          • leandroleonbelmont

            "Desde os tempos do SNES q a Nintendo não censura essas coisas"

            meu, cê já jogou N64 e Gamecube? foi a partir desses consoles que começou o termo jogos de familia. tudo bem que tinha um game e outro, mas de um jogo com sangue, havia 50 a 100 jogos que não tinham nada disso, e o WII seguiu assim.

  • Petersonazv

    " E como a gente já bem sabe, coisas canceladas não costumam voltar à vida; "

    Ainda esperando Beyond Good & Evil 2…

  • Pingback: Esta semana em GAMESFODA – A edição do Estilo Gangnam | GAMESFODA

  • https://www.facebook.com/GalfordElectrolux Chris Galford Electrolux

    Bayonetta 2 no wiiU não me soou tão estranho quanto o Ninja Gaiden 3 razor's edge ser exclusivo.

    E no que diz respeito a exclusividade de consoles, estou de acordo com o Danilo Salvego. Exclusivos só ferram os gamers como um todo.

  • Zigfrid

    Exclusivos vendem console sim. Tipo, obviamente não e so bayonetta q vai fazer vender mais, mas sim a quantidade de exclusivos que tem o console. Eu mesmo não comprei um xbox pq os games que eu queria tinham todos pra PC, ai prefiri comprar um PS3.

    Logo a Nintendo pegar Bayonetta e algo otimo para a empresa, ainda mais se tradando de um titulo que causou tanta polemica. E como dizem "falem mal de mim, des de que falem". No fim isso tudo esta gerando uma propaganda enorme para tanto a Nintendo quanto o jogo.

    Sem contar que se tratando de exclusivos a Nintendo tem aos montes por causa dos controles diferenciados e tal. Sem contar os exclusivos "classicos" como Mario, DK, Zelda, Metroid, etc

    O que vejo que esta acontecendo e que a Nintendo notou que não se vive somente de jogos leves e esta investindo em um novo publico trazendo Bayonetta, Ninja Gaiden, Batman, entre outros, para o console.

    Espero que a Nintendo continue a buscar novos mercados e que a competição aumente. Não gosto de ver um console apenas com um genero em destaque e varios outros meio que escondidos.

    Sem contar que e apenas um jogo gente, a vida segue e o mundo gira.

  • tfantoni

    eu só queria deixar registrado do quanto ri loucamente com a montagem do Nissim Ourfali. vocês fizeram meu dia.

  • Pingback: Encontro com GAMESFODA: entenda como funcionam as exclusividades e remasterizações para não falar besteira! | GAMESFODA

  • Caio Perin

    Pra calar a boca dr my gente vou falar a vdd…se não fosse a big N n teria o game poie a platinun foi buscar ajuda das “lindas perfeitas ” Microsoft e Sony mas elas nem deram as caras a única que quis envestir no game foi a nintendo então antes de sair por ai xingando pensem un pouco e só pq n gostam do wiiU n adiante ficarem xingando pois quando jogarem o jogo como eu joguei verão q 1000 vezes melhor q o primeiro … Vlw flw

  • Pingback: Encontro com GAMESFODA: entenda como funcionam as exclusividades e remasterizações para não falar besteira! | New Age Retro Gamer

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.