O “crunch” é uma prática comum na Indústria de Games e de software em geral. Parece o nome de um chocolate gostoso e crocante mas passa longe disso: é comum projetos serem mal planejados, acontecerem imprevistos durante a produção, alterações maiores que o esperado serem feitas e isso resultar num atraso. Às vezes o jogo simplesmente é adiado como aconteceu com Watch_Dogs e como a Nintendo faz com praticamente todos os jogos.
Mas, muitas vezes, o prazo é aquele mesmo e não tem conversa, e então a equipe de desenvolvimento passa várias noites e fins de semana trabalhando para o jogo ficar pronto, e isso é o que chamam de “crunch time”. É comum, acontece muito, às vezes acontece até do jogo atrasar e ter crunch mesmo assim, mas não é o ideal e não é motivo pra ninguém se orgulhar.
E aí o twitter oficial do Ryse solta isso:
By the time #Ryse ships for #XboxOne, we will have served the crunching team more than 11,500 dinners throughout development. #RyseFacts
— Ryse: Son of Rome (@RyseGame) October 15, 2013
É, 11.500 jantas serão servidas para os membros da equipe até o fim do projeto, pra que eles possam comer no trabalho porque não souberam se planejar direito. Te garanto que todos na Crytek estão muito felizes com isso.
Talvez quem não manje como isso funciona tenha achado legal a Crytek ter dado janta pra todo mundo (tem empresa que nem isso dá), mas quem é da indústria sabe a merda que é e se manifestou no twitter:
Devs have probably missed months of their kids growing up to make a stupid deadline. #RyseFacts
— Ryan Evans (@rje) October 15, 2013
.@RyseGame How big is your team? I am trying to calculate the amount of abuse they have been subjected to. — Alex May (@psychicteeth) October 15, 2013
#RyseFacts “Crunch time brought us gaming innovations like: if you fail to hit the QTE, it still does the action anyway. Less frustrating.” — Tyler Ghoul (@tylerglaiel) October 16, 2013
#RyseFacts: Devs say that when #Ryse ships it will be like watching a baby be born, which they missed because they were crunching on #Ryse — Chris Kohler (@kobunheat) October 15, 2013
By the time #Ryse ships for #XboxOne, the crunching team will have sent out more than 1,000 resumes to potential new employers. #RyseFacts
— David Marsh (@NimbleDave) October 15, 2013
By the time @RyseGame ships a person with good albeit silly intentions will have lost their job thanks to the Twitter lynch mob. #RyseFacts — Gaetano Prestia (@Gaetano_Prestia) October 15, 2013
RT @RyseGame: By the time #Ryse ships, we will have laid off 40% of the dev team with another 25% planned upon poor reviews. #RyseFacts
— Fork Parker (@ForkParker) October 15, 2013
As lições aprendidas aqui são “pense antes de twittar” e “crunch não é uma coisa legal, evitem”. Inclusive é algo extremamente comum no Brasil também, mesmo com indústria pequena que existe aqui, experiência própria.
Fica a dica.