CONFIRMADÍSSIMO: Nintendo declara falência e se afasta do mercado de games

Kyoto, 1º de Abril – Após muita especulação sobre o futuro da empresa, o diretor da Nintendo, Satoru Iwata, confirmou em uma conferência no Nintendo Direct hoje cedo que a empresa declarou falência. O anúncio vem de frente às fracas vendas de seu novo sistema, o Nintendo Wii U (um acessório extra do Wii), além de números menores que o esperado para títulos como Super  Mario 3D World, bem como nenhum F-Zero nos últimos 10 anos.

“É muito triste aceitar isso, mas como nos avisavam os analistas de fórum, a Nintendo de fato faliu. Foi um erro não termos ouvido os sábios conselhos destes experientes investidores. Por favor, compreendam” afirma Iwata em seu pijamão de Kirby. “Ainda não sabemos bem o motivo pelo qual isso aconteceu, mas o Wii U não caiu no gosto dos nossos consumidores. Era um console HD, esses caras não queriam tanto um console HD em 2006? Cês não curtiram tanto aqueles iPad lá pra 2011? Não entendo”, diz o CEO, transtornado.

“Todos os 27 títulos da franquia Mario que tínhamos em desenvolvimento foram cancelados. Talvez devêssemos ter investido em outras ideias inovadoras, como o Vitality Sensor, um Zelda com a Balance Board e nossa versão oficial de TwitchPlaysPokemon.”

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, nos ofecerendo um Wii U que tava sobrando lá

A notícia vem em um momento onde muitos funcionários se viam assustados em trabalhar na empresa, devido ao crescente relato de aparições do fantasma de Hiroshi Yamauchi, antigo presidente da Nintendo, nos corredores da empresa.

“Era horrível”, afirma Shigeru Miyamoto, produtor executivo da Nintendo. “Ele sempre aparecia às noites, sussurrava ‘GameCuuube’ em nossos ouvidos e ficava dando pontadas sobre como o Wii U estava destinado a falhar caso não usássemos cartuchos. Pensamos até o último minuto se deveríamos ouvir a dica dele ou não. O Star Fox U, que já estava pronto para lançamento em cartucho, teve que ser reprogramado do zero. Eu mesmo já cansei de cancelar Star Foxes que tavam prontos, galera fica achando que a culpa é minha”.

Miyamoto, transtornado pela situação, precisava jogar Nintendo 64 de tempos em tempos para acalmar o espírito de Yamauchi

Apesar da falência, muitos dos membros-chave da empresa decidiram permanecer juntos em um novo projeto, mas não de jogos. Voltando às origens da Nintendo, eles agora planejam entrar no ramo de cartas e baralhos.

“A maior parte das nossas reuniões financeiras e criativas nos últimos anos foi a gente jogando Buraco, Truco e Uno, então vamos usar todo esse nosso conhecimento para criar baralhos que melhorem a vida das pessoas”, afirma Iwata. “Eu jogo buraco como ninguém. O Fills-Aime está melhorando. O Sakurai era um bom jogador, mas a gente prendeu ele no porão até ele sair de lá com um novo Smash Bros novo (laughs). Um dos motivos pelo qual não tivemos um Metroid para o Wii U foi que o Yoshio Sakamoto ficou muito puto após receber um +16 em uma partida de Uno, aí ele levantou da mesa e já faz uns meses que não o vemos. Alguém devia ligar pra ele”.

O baralho da Nintendo (foto) é considerado um dos mais difíceis do mundo pra se jogar 21, já que ninguém sabe quanto vale cada carta

As franquias da Nintendo vão ser vendidas para outras desenvolvedoras nos próximos dias, mas já sabemos que Zelda foi adquirida pela Bioware enquanto Mario está nas mãos da Quantic Dream. Essa notícia vem no mesmo dia que a Sega confirma o seu retorno para o mercado com o tão esperado Dreamcast 2, um videogame que promete várias funções inovadoras como realidade virtual, viagens no tempo e até experiências extracorpóreas. O Dreamcast 2 sai em 2015 no Brasil pela TecToy e já tem confirmados títulos como Shenmue 3, Skies of Arcadia 2 e Alex Kidd no Complexo do Alemão (totalmente em português).

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia, finge ser escritor, e acha que entende alguma coisa sobre game design.

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.