Valve removeu o esquema de mods pagos tão rápido que nem deu tempo da gente falar que eles existiam

  27/04/2015 - 21:12   deu ruim, mods, valve,  
 

Há alguns dias atrás a Valve resolveu experimentar com Skyrim para um modelo de negócios novo envolvendo mods, onde mods agora seriam pagos, com 25% indo para o desenvolvedor do mod e o restante dividido entre a Valve e a publisher do jogo (a publisher recebendo a maior parte). A ideia era estimular os desenvolvedores de mods a serem recompensados pelo seus trabalhos ao mesmo tempo que os oferecedores de conteúdo recebiam uma parte dos dividendos.

Bom, deu ruim.

Quem iria imaginar?

Mods foram roubados, mods que funcionavam com outros mods se tornavam inúteis, modders se viram impedidos de pedir doações após o Steam remover o link deles, aproveitadores apareceram com preços estúpidos para conteúdos estúpidos, mods saíram do ar, etc. Porque, minha gente, dinheiro fode muita coisa boa, inclusive gente. Ainda mais gente que se viu no meio que algo que não tinha pedido e que funcionava muito bem antes dessa intermissão (em tempo: alguém mais lembra daquele capítulo no Guia do Mochileiro das Galáxias onde os caras resolvem usar folhas como uma moeda corrente, mas como elas são abundantes todo mundo se torna rico, e eles precisam discutir sobre o problema da inflação? Que aquilo é genial)

Mods, em geral, são feitos por pessoas que sabem que estão fazendo algo em seu tempo livre para “melhorar” o jogo que gostam. Transformar em um comércio é uma forma rápida de estragar o balanço de tudo.  Eles tem noção que não vão ganhar o ganha pão deles a partir disso. Quem está interessado em desenvolver conteúdo de jogos e sobreviver disso, em geral, desenvolve jogos.

Após um AMA do Gaben no Reddit e discussão entre a comunidade, a Valve resolveu mudar para um esquema “pague o quanto você quiser”. Isso já caiu por água abaixo e eles voltaram atrás e agora os mods voltam a ser como eram: gratuitos. Agora, se você tem Skyrim, não precisa desembolsar um centavo a mais pra transformar o seu cavalo na nave do Xuxa Park (certeza que existe algum mod desses em algum lugar. Tem que ter)

Não tinha. Dane-se, eu mesmo vou fazer.

Enfim. A ideia tinha seus frutos, mas trazia muitos, muitos problemas com ela. Problemas esses que poderiam, ou talvez até deveriam ser discutidos. Mas, no momento, não precisamos. Não por agora.

Por ora, isto aqui serve como um registro histórico da menor matéria sobre o assunto que não durou menos que uma semana, e pra mostrar que, em geral, ideias idiotas tem vida curta – tão curta que é melhor esperar algum tempo pra ela caber em um só post.

Até a próxima.

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia mas finge ser comunicador. Acha que entende alguma coisa sobre design de games.
  • http://www.zelda.com.br/ Twero

    Bom, fica a lição, que é o mais importante, creio.

  • Neozao

    péun

  • Olavo Felipe Souza Silva

    A Várve acerta tanto em monetização de coisas até bem menos relevantes (cartinhas, chapeuzinhos e pereréus) que é até estranho ver algo não dando certo (dinheiro pra caralho).

    • Thiago Nunes

      E olha que dá pra dizer que há mods que tem a mesma relevância pros seus jogos do que chapeuzinhos e pereréus. Acho que o problema foi forçar a cultura gratuita de mod de PC em um mercado de venda e compra.

  • kimdracula

    Apesar de todos os pesares, eu ainda acho que é uma boa ideia. Eu só acho que eles se dobraram pq mexeram com a maior comunidade ativa de mods atual, que é a de Skyrim (carece de fontes, mas eu acho que seja). Se tivessem testado num jogo menor e ativo, como Crusader Kings 2, imagino que seria mais fácil de ver se o mercado se autoregularia ou se seria uma zona completa.

  • http://about.me/rubenscd/ Rubens Cavalheiro

    acho estranho cobrar por algo com direitos autorais de outra pessoa

    • Thiago Vincentin

      No caso a outra pessoa estava ganhando a maior parte e sem fazer nada, mas não funcionou NEXT!

  • Pingback: Notícia: Trailer Just Cause 3

  • Pingback: Notícias: Konami, Mods pagos no Steam

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.