A WestOne Bit Entertainment, criadora da série Wonder Boy, declara falência

  1/10/2014 - 23:34   japão, westone, Wonder Boy,  
 

Às vezes eu penso que ser fã da Sega é como viver uma terceira idade onde você está muito, muuuuuuito velho, mais até do que você algum dia imaginaria chegar. Você já não consegue fazer as coisas sozinho como conseguia antes, tudo que é novo, diferente ou tem potencial de mudança te emburrece, e você sabe que seus melhores anos já se passaram, mesmo que não aceite plenamente – o que talvez te faça passar muito tempo absorto em suas próprias memórias, e contando as mesmas histórias de antes.

Então, quando eu digo que a WestOne Bit Entertainment, desenvolvedora dos jogos da franquia Wonder Boy/Monster World declarou falência, a sua reação provavelmente não é a de espanto ou tristeza. Você deve estar surpreso é ao descobrir que, sim, eles ainda estavam vivos depois de todo esse tempo.

De fato, o percurso da empresa que desenvolveu os famosos jogos da SEGA que nós conhecemos através da Turma da Mônica – Turma da Mônica em: O Resgate, Mônica no Castelo do Dragão, e Turma da Mônica na Terra dos Monstros, respectivamente – é extremamente obscuro após suas jornadas brilhantes no Master System e Mega Drive. Nem mesmo a Wikipedia nos ajuda: títulos obscuros para Sega Saturn e PlayStation 1 e 2 que nunca viram o sol nascer deste lado do planeta parecem ser os últimos fragmentos de informação que conhecemos.

O que se ouve é que nos últimos (muitos) anos o enfoque deles foram jogos menores para celulares. É um pedaço de história obscura que fora eu e o cara do Hardcore Gaming 101 (@HG_101), ninguém mais parece se importar. Sorte que ele é mais proativo que eu e chegou a fazer uma entrevista com o CEO da empresa, Ryuichi Nishizawa, uns tempos atrás. Qualquer outra informação é infrutífera. A página oficial da empresa no Facebook não é atualizada desde 2012 e os últimos tweets do Ryuichi (@WonderBoyWild) falam de algum jogo de iOS que eles trabalhavam, e nada mais. É como fragmento de história que, mesmo acontecendo em Outubro de 2014, parece distante, e permaneceria obscurecido não fôssemos nós, fãs chatos da Sega.

O que nos diz o pouco de informação obtida é que os titúlos em desenvolvimento para PSN e XBLA (aí eu pergunto: quais?) serão cancelados, e o direito das propriedades intelectuais deles (como o Wonder Boy, que pertencia à própria WestOne e não à Sega) permanecerão em hiato. A menos que a Sega, ou qualquer outra, obtenha os direitos, não teremos mais Wonder Boy vindo por aí – algo estranho de se dizer visto que o título mais recente data exatamente vinte anos. Se você ainda não jogou Monster World IV ou Wonder Boy in Monster World em um dos serviços disponíveis, fica a dica: pegue enquanto é tempo.

No fim, a sensação com a notícia da falência da WestOne é a mesma que tantos fãs da Sega já conhece, e o paradoxo com uma terceira idade se reforça: você não fica triste por todo o futuro interrompido, você só sente uma leve melancolia que já conhecia de outrora ao ter ouvido essa mesma notícia vezes antes, com outros, que enfrentaram o inevitável. Vocês já não se falavam há anos, décadas. Haviam perdido o número de telefone e não sabiam o que o outro estava fazendo. Saber que ele não está mais ali não é tanto uma tragédia, e sim apenas um sentimento barroco misto de tristeza com saudade, visto que suas memórias boas juntas são de muitos, muitos anos atrás. E hoje, essa memória de um tempo bom é tudo que lhes resta dessa era.

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia, finge ser escritor, e acha que entende alguma coisa sobre game design.
  • Marcelo Aglio

    Literariamente preciso. Parece um velho amigo há tempos sem dar notícias que morre. O bom é que ainda podemos reacessar estas memórias ao jogar.

  • Turma da Mônica em: O Resgate é o melhor jogo da minha infância, talvez até da vida. Era tão mais do que todos os outros jogos de Master System e Mega Drive que eu tinha, quase todos do tipo que você zerava em uma sentada de duas, três horas.

    Excelente analogia. Me senti tendo uma prévia da terceira idade aqui e deve ser a fase mais bizarra da vida.

  • Twero

    A falência dessa empresa é como receber a notícia de quem um velho (bem velho mesmo) amigo seu veio a falecer, mas você não falava e nem lembrava dele por não se falarem há 30 anos.

    Realmente não chega a bater uma tristeza, só uma leve melancolia enquanto reviramos o que nos lembrávamos dele.

  • RodrigoCard

    Aonde q compro direitos de empresas falidas? Eu mesmo vou fazer um wonder boy novo! 😛

    • Babyface

      “Com jogos e prostitutas!”

  • Pingback: Esta semana em GAMEFODA – A Edição Eleitoral | GAMESFODA()

  • Pingback: A série Wonder Boy está retornando com uma sequência espiritual: Monster Boy! | GAMESFODA()

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.