Às vezes eu penso que ser fã da Sega é como viver uma terceira idade onde você está muito, muuuuuuito velho, mais até do que você algum dia imaginaria chegar. Você já não consegue fazer as coisas sozinho como conseguia antes, tudo que é novo, diferente ou tem potencial de mudança te emburrece, e você sabe que seus melhores anos já se passaram, mesmo que não aceite plenamente – o que talvez te faça passar muito tempo absorto em suas próprias memórias, e contando as mesmas histórias de antes.
Então, quando eu digo que a WestOne Bit Entertainment, desenvolvedora dos jogos da franquia Wonder Boy/Monster World declarou falência, a sua reação provavelmente não é a de espanto ou tristeza. Você deve estar surpreso é ao descobrir que, sim, eles ainda estavam vivos depois de todo esse tempo.
De fato, o percurso da empresa que desenvolveu os famosos jogos da SEGA que nós conhecemos através da Turma da Mônica – Turma da Mônica em: O Resgate, Mônica no Castelo do Dragão, e Turma da Mônica na Terra dos Monstros, respectivamente – é extremamente obscuro após suas jornadas brilhantes no Master System e Mega Drive. Nem mesmo a Wikipedia nos ajuda: títulos obscuros para Sega Saturn e PlayStation 1 e 2 que nunca viram o sol nascer deste lado do planeta parecem ser os últimos fragmentos de informação que conhecemos.
O que se ouve é que nos últimos (muitos) anos o enfoque deles foram jogos menores para celulares. É um pedaço de história obscura que fora eu e o cara do Hardcore Gaming 101 (@HG_101), ninguém mais parece se importar. Sorte que ele é mais proativo que eu e chegou a fazer uma entrevista com o CEO da empresa, Ryuichi Nishizawa, uns tempos atrás. Qualquer outra informação é infrutífera. A página oficial da empresa no Facebook não é atualizada desde 2012 e os últimos tweets do Ryuichi (@WonderBoyWild) falam de algum jogo de iOS que eles trabalhavam, e nada mais. É como fragmento de história que, mesmo acontecendo em Outubro de 2014, parece distante, e permaneceria obscurecido não fôssemos nós, fãs chatos da Sega.
O que nos diz o pouco de informação obtida é que os titúlos em desenvolvimento para PSN e XBLA (aí eu pergunto: quais?) serão cancelados, e o direito das propriedades intelectuais deles (como o Wonder Boy, que pertencia à própria WestOne e não à Sega) permanecerão em hiato. A menos que a Sega, ou qualquer outra, obtenha os direitos, não teremos mais Wonder Boy vindo por aí – algo estranho de se dizer visto que o título mais recente data exatamente vinte anos. Se você ainda não jogou Monster World IV ou Wonder Boy in Monster World em um dos serviços disponíveis, fica a dica: pegue enquanto é tempo.
No fim, a sensação com a notícia da falência da WestOne é a mesma que tantos fãs da Sega já conhece, e o paradoxo com uma terceira idade se reforça: você não fica triste por todo o futuro interrompido, você só sente uma leve melancolia que já conhecia de outrora ao ter ouvido essa mesma notícia vezes antes, com outros, que enfrentaram o inevitável. Vocês já não se falavam há anos, décadas. Haviam perdido o número de telefone e não sabiam o que o outro estava fazendo. Saber que ele não está mais ali não é tanto uma tragédia, e sim apenas um sentimento barroco misto de tristeza com saudade, visto que suas memórias boas juntas são de muitos, muitos anos atrás. E hoje, essa memória de um tempo bom é tudo que lhes resta dessa era.
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