Feliz 25º aniversário, Mega Drive!

  31/10/2013 - 15:25   Mega Drive, SEGA,  
 

Há 25 anos atrás, em 29 de Outubro de 1988, a Sega lançava o seu mais famoso console, o Mega Drive. Originalmente marketado como um console que recriava fielmente a experiência de jogos arcade na sua casa, com jogos como Altered Beast, Space Harrier II e Super Thunder Blade, a fama do bichinho veio realmente a partir do lançamento de Sonic The Hedgehog em 1991, o jogo de plataforma do porco-espinho ouriço azulado veloz que sabia ficar de bico calado e acabou se tornando tão famoso ainda hoje é sinônimo de Sega.

Image

O Mega Drive foi de encontro ao SNES o que é considerado a “disputa” de consoles mais interessante até hoje, gerando bastante rivalidade entre a molecada da época na hora do recreio. O console da Sega era o favorito para jogos de ação frenética, “navinha”, co-op e arcades, enquanto o Snes tinha uma renca de plataformers que tinham mais cores e eram mais bonitos e era mais apropriado para jogos maiores e mais lentos, como RPGs. Devido a essa diferenciação, e por questões de programação, você via uma boa segmentação de interesses: empresas como a Square e Enix focaram seus esforços no Snes, enquanto desenvolvedoras menores como a Treasure, Toaplan (que fazia SHMUPS) e muitas softhouses americanas, como Electronic Arts, Blizzard e até a Naughty Dog com seu feíssimo Rings of Power preferiam o console da Sega.

Image

Por muito tempo, o Mega Drive liderou as vendas nos Estados Unidos, onde, por motivos de direitos autorais, teve que ser renomeado para Genesis (a propósito, se você é brasileiro, larga de chamar essa porra de Genesis que ninguém chamava assim por aqui! É MEGA DRIVE, KRL!!!). A reviravolta da caixa cinzenta da Nintendo só rolou bem longe na disputa, quando a Rare apresentou Donkey Kong Country e fez o mundo inteiro em uníssono falar “Nossa, parece de verdade!!”. Ainda assim, o Mega Drive é bem querido por nostálgicos e colecionadores ainda hoje, principalmente por gente supimpa que – como eu – curte jogos de ação sem frescura, com muito tiro e pouco papo. É interessante ver também que ele teve uma longevidade considerável: em 1995 e 1996, oito anos após seu lançamento, ainda tinha um número considerável de jogos saindo, tornando ele um dos consoles de maior vida útil até essa mais recente geração.

Ninguém percebeu que a cabeça tá voando? NÃO TEM CORPO

Eu ainda lembro da primeira vez que eu recebi e liguei o meu Mega Drive, com uns 4 anos e pouco (uma das memórias mais antigas que tenho, aliás), e ter passado a tarde jogando Sonic 2 com meu irmão – controlando o Tails, lógico, pois eu era o irmão mais novo. E daí foram muitos outros, como Sonic 1, Turma da Mônica na Terra dos Monstros, Street Fighter II’ Champion Edition, E-SWAT, Streets of Rage 2 (um vizinho meu que tinha), Golden Axe 2, Quackshot, Battletoads, Comix Zone, World of Illusion starring Mickey and Donald, e mais uma porrada que só fui conhecer anos depois, como Dynamite Headdy, Monster World IV, Shadow Dancer, Alien Soldier e Contra: Hard Corps.

Não tenho muito mais a falar do Mega Drive além do fato que ele é possivelmente o meu sistema favorito até hoje. Aliás, é por isso que gosto tanto de escrever sobre ele por aqui – pois o bicho tem uma quantidade enorme de jogos de qualidade, indo muito além do usual “Sonic 1, 2 e 3” que a galera pensa.

Tem alguma história boa do seu Mega Drive? Tá a fim de apenas nostalgiar, ou quer voltar pro ensino fundamental e tentar defender que o SNES (lol) era melhor? A seção de comentários tá aí pra você participar. Manda bala!

Parabéns, Mega.

Sobre

Rodrigo "Rod" é de Salvador, Bahia. Estuda psicologia mas finge ser comunicador. Acha que entende alguma coisa sobre design de games.
  • http://elkritzkrieg.wordpress.com neovillen

    Mega Drive no desespero pra fazer jogo bonitão acabou lançando um monte de coisa saturada de cor, tipo Ristar ou mesmo Sonic 3 (& Knuckles). Pra mim a melhor coisa que tem no console – e uma das melhores coisas do mundo dos joguinhos até hoje – é Sonic 2 mesmo, que é o que fez tudo valer a pena, fora isso era uma parada confusa que não sabia se queria ser arcadista ou não (a Sega admitiu que queria com os consoles posteriores, no entanto, por isso os respeito mais).

    Gunstar Heroes também foi bom, mas o que fez o Mega Drive valer a pena foi realmente Sonic, talvez o único que soube usar o "blast processing" direito, fazendo as coisas rápidas e punks num esquema coerente e não só como mostra técnica.

    Super Nintendo tinha o forte do Mega Drive e mais coisas, como os RPGs e os jogos com frescura. O Mega sempre me deu a impressão de que era só um irmãozinho que queria se destacar no ensino médio enquanto os pais davam mais atenção pro cursinho pré-vestibular do outro filho.

    Mas uma coisa que eu gosto foi o legado do Mega, bem mais que o próprio console. Acho que todos esses jogos atuais de setpieces e explosões (que vai desde CoD até Uncharted) tiveram seus primeiros experimentos lá – não literalmente, claro, mas a filosofia do BLAST PROCESSING foi o que criou essa ideia de joguinhos adrenalin rush.

    • jotavic

      Hoje é facil analisar os dois e ver que o SNES tinha mais capacidade de fazer certas coisas e tinha uma biblioteca de jogos mais diversificada. Pra mim, criança na época, sem acesso tão facil a zilhões de jogos como temos hoje… ambos eram sensacionais.

      E é claro que o Mega foi bem mais do que Sonic 2. Streets of Rage era sensacional, todos os 3, e até hoje continua sendo um jogo divertido. O SNES nunca produziu um rival à altura (Final Fight não chega nem perto da qualidade de SoR).

      • http://elkritzkrieg.wordpress.com neovillen

        Que ele tinha mais que o Sonic 2 é claro, mesmo, mas eu não consigo dizer que ele tinha nada MELHOR que Sonic 2, tornando assim Sonic 2 o mais importante do console. E… os famosos beat'em up (que a gente chamava de "luta de rua" na época), no SNES podia não ter um com o mesmo tema de SoR, mas tinha uns excelentes e de variedade tremenda, desde Superman até Sailor Moon, passando por Sonic Blast Man que meu pai uma vez comprou pra mim achando que era Sonic 3D Blast (sim, pro SNES).

  • https://www.facebook.com/rafael.soares.3154 Rafael Soares

    Não tinha como esse texto ser de outra pessoa se não vc meu caro Rod.
    parabéns meu bom!

    • http://twitter.com/Roddd @Roddd

      Valeu, Harpa!

  • tiagor2

    Cara, o meu era um Genesis. Dizia Genesis na caixa e no aparelho. Não me diga o que fazer.

    • http://twitter.com/Roddd @Roddd

      Lembro que a única vez que vi o Mega ser referenciado como Genesis quando pivete foi lendo uma HERÓI que mostrava uma reportagem com a capa norte-americana de Space Harrier II. Passei anos sem entender o que diabos era um Genesis, até o advento da internet.

  • http://twitter.com/Diogolb @Diogolb

    Meu primeiro console foi um Mega Drive que meu pai encomendou com um amigo que voltaria do Japão, veio com o Quackshot em japonês, demoramos muito para aprender a passar as fases. Depois veio a locadora do lado de casa e toda sexta era uma festa para eu e meus irmãos alugarmos os jogos (principalmente o que podia jogar de 2 pessoas). Lembro das disputas de Street Fighter 2, a briga para pegar magias no Golden Axe e as lutas épicas no Sonic 2. bons tempos.

  • https://www.facebook.com/denis.angelim Denis Angelim

    Meu primeiro console comprado com meu trabalho foi…mega master vision (sim, era um mega drive e master system no mesmo console s2 ), foi um momento épico na minha vida, pois eu sempre sonhei em comprar meu próprio console e comprei com meu primeiro salário. Com ele joguei jogos incríveis e provavelmente é o sistema que eu mais tenho lembranças bacanas, e se agregar ao fato de que eu jogava (e NUNCA enjoava) de phantasy star do master system nele, efeito nostalgia eleva-se a 1000x. Anyway, belíssimo artigo, como de praxe da gamesfoda, parabéns Rod.

  • https://www.facebook.com/denis.angelim Denis Angelim

    E detalhe: Somente com o advento da internet eu aprendi que aquele "velho fortão" falava RISE FROM YOUR GRAVE (anteriormente "raisfonogrei") e o "velho careca" falava "WELCOME TO YOUR DOOM" (anteriormente "baibombabibuuum") 😛

    • http://camaschi.com/ camaschi

      E o herói falava "power up" (anteriormente "auer-óh")…

  • http://twitter.com/fuckyeahluke @fuckyeahluke

    Faltou falar que o Aladdin de Mega Drive >>>>>>>> Aladdin de SNES. Abraço forte.

    • http://elkritzkrieg.wordpress.com neovillen

      Alladin de Mega é ruim demais e foi provado cientificamente pelo Masoquismo Retrô.

    • https://www.facebook.com/alvaroleitedomingos Álvaro Leite Domingos

      Também acho o Aladdin do Mega um baita jogo. Provavelmente as animações mais bonitas em jogos da Disney naquela geração. E as músicas eram um barato.

  • http://camaschi.com/ camaschi

    Eu ainda guardo meu Mega com todos seus lindos cartuchos, e lembro que, quando eu descobri que o cartucho 6-PAK realmente tinha 6 jogos e não era igual os minigames 9999 in 1 eu pirei loucamente… Bons tempos…

    E acho que World of Illusion foi um dos jogos mais legais que joguei até hoje…

  • madmaxandrade

    Dentre todos que tive, o Mega foi certamente o console que mais joguei e com o qual mais me diverti. Varava madrugadas jogando Mortal Kombat 3 com meu irmão (e depois a versão Ultimate, único jogo na vida que comprei no dia do lançamento), e ficava alucinado com os jogos do Sonic.

    Isso pra não falar em clássicos como Comix Zone, Streets of Rage, Quackshot e Golden Axe. Com o perdão do clichê, quem ganhou a guerra dos 16 bits foram os jogadores.

  • https://www.facebook.com/vonmayhem Marcelo Gilliard Maia

    Kid Chameleon, KID CHAMELEON PORRA! Ninguém mais lembra do melhor jogo da geração 16 bits?! Poxa, Mega-Drive é realmente o melhor videogame da história, na minha opinião. Posso citar aqui uns 100 jogos memoráveis sem fazer esforço.

    Só mais 6 nomesinhos pra quem jogou MUITO essa geração de consoles soltar uma lágrima de nostalgia: FLASHBACK, COMIX ZONE, DECAP ATTACK, GOLDEN AXE, STREETS OF RAGE e TOE JAM & EARL!!!

    • https://www.facebook.com/alvaroleitedomingos Álvaro Leite Domingos

      Taí, Kid Chameleon. Um jogaço, realmente. Merecia um NARG, caros editores do Gamesfoda.

  • http://twitter.com/_Mindkiller @_Mindkiller

    Não acho meu console favorito da Sega, mas é sem dúvidas o que eu mais joguei e me diverti por tanto tempo. Ainda tenho ele na caixa aqui direitinho com nota fiscal e os jogos, parecendo novo (O Super Mega Drive III da Tec Toy).

    Lembro que a minha mãe comprou em 1998 e veio com aquela fita de 10 jogos que foi minha única fita por quase um ano. Quase sempre alugava uns jogos, mas boa parte que aluguei eram uma merda porque eu me enganava por culpa da capa. Cheguei a alugar até o Pelé Soccer que só vale pelo Pelé cabeceando o logo da Sega no começo…PQP que nostalgia. O SNES era um console melhor e tals, mas sempre preferi o Mega Drive porque pra mim, ele era como uma "extensão" do Master System só que mais bonito, o que acabou me levando muito preferir os jogos da SEGA até hoje. Acho que muita gente que gosta mais do Mega até hoje deve ter uma conexão parecida.

    Acho que de importante pra destacar, além do Sonic 2 é o melhor jogo do console no geral, são o Shining Force I e II e o Phantasy Star IV que são RPG's de qualidade. Aliás, tirando o Saturn, eu acho, a SEGA sempre foi um pouco mais escassa em quesito de RPG em relação aos outros consoles, mas os RPG's que ela faz geralmente tem um padrão de qualidade muito bom.

    • http://twitter.com/_Mindkiller @_Mindkiller

      …PQP, LEMBREI DO YUYU HAKUSHO DO MEGA DRIVE QUE ERA BOM DEMAIS. MELHOR CONSOLE.

    • http://twitter.com/revolta @revolta

      Phantasy Star IV é o melhor rpg dos consoles de 16-bits

  • VinnyDD

    General Chaos!!! Eu lembro que só encontrava esse jogo numa locadora que ficava longe de casa, então tinha que pedir pro meu pai ou pra minha mãe me levar até lá pra poder aluga-lo =')
    Melhor jogo de guerra!! Tá rolando um Kickstarter pra um remake dele…tomara que role mesmo =D

    E tbm curtia demais Mutant League Hockey *-*. We Will Rock You durante os intervalos das partidas era FODA D+!!

  • https://www.facebook.com/carlos.pinhal.12 Carlos Pinhal

    Lembro de jogar muito… e quando comprei levei alugado pra casa Moonwalker uhauaha
    Joguei muito The revenge of Shinobi… lembro até hoje como para mim era incrível e realista o rosto do Shinobi na apresentação do jogo, defendendo com a espada 2 estrelinhas ninjas.
    Road Rash fez história no Mega tb… ótimas lembranças.

  • Pingback: Vamos Conversar: O retorno | HUE²

  • https://www.facebook.com/taltgabi Gabriela Moraes Montoro

    como assim não tem uma imagem do UColecionador no fim do artigo???

  • Pingback: Esta semana em GAMESFODA – A Edição do RUMO AO SINISTRO | GAMESFODA

  • https://www.facebook.com/henrique.thomazi.3 Henrique Thomazi

    Jogando Mega hoje em dia eu vejo que só a Sega sabia usar o chip de áudio dele. Porque pelo amor de deus viu…

  • https://www.facebook.com/vinicius.miranda.1447 Vinicius Miranda

    Nossa!lembro dos sonics,alien storm,buguer,ecco,flicky,golden axe e muitos outros
    Super nostálgico mesmo!

  • Claudio

    “Há 25 anos atrás” é redundante. Mataram o portuga e esqueceram de enterrar.

Visit the best review site wbetting.co.uk for William Hill site.